Em 2023, muita gente começou a se perguntar como funciona a prova de vida para o INSS. A boa notícia é que agora esse processo está mais simples. O que acontece é que o órgão utiliza um sistema de cruzamento de dados para confirmar a existência dos beneficiários. No entanto, até o final do ano passado, uma parte dos aposentados e pensionistas ainda não havia sido identificada por esse método.
Se você se encaixa nesse grupo, não precisa se preocupar. O bloqueio por falta de prova de vida foi suspenso por seis meses, conforme uma decisão do Ministério da Previdência Social em janeiro de 2025. Esse prazo já passou, então como funciona a atualização agora, em agosto? É bom saber que você não precisa comparecer a uma agência bancária ou ao INSS para esse procedimento. O próprio órgão se encarrega de fazer a comprovação por você.
O INSS usa diferentes formas de interação para cruzar dados e confirmar sua existência. Uma maneira válida é acessar o Meu INSS com um selo ouro, por exemplo.
QUAIS SÃO AS OUTRAS FORMAS DE REALIZAR A PROVA DE VIDA?
Se você ainda não fez a comprovação, saiba que existem várias formas de realizar a prova de vida:
- Atendimento presencial no sistema público de saúde ou em instituições conveniadas.
- Realização de empréstimo consignado, que exige reconhecimento biométrico.
- Vacinação.
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou de segurança pública.
- Atualizações no CadÚnico, realizadas pelo responsável do grupo.
- Votação nas eleições.
- Emissão ou renovação de documentos oficiais que necessitam da presença física ou de reconhecimento biométrico.
- Recebimento do pagamento de benefícios com reconhecimento biométrico.
- Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
COMO SABER SE DEU CERTO O CRUZAMENTO DE DADOS PELO INSS?
A forma mais fácil de conferir se tudo foi feito corretamente é acessando o Meu INSS. Dentro do site ou aplicativo, você encontrará a opção "Prova de Vida".
É PRECISO IR AO BANCO REALIZAR A PROVA DE VIDA?
Se você não for encontrado no sistema, aparecerá a mensagem: “comprovação não realizada”. Para resolver isso, é só acessar o Meu INSS, clicar em "Prova de Vida" e seguir as orientações para o reconhecimento facial.
Mas, caso prefira, ainda pode fazer a prova de vida em sua agência bancária, onde recebe sua aposentadoria ou pensão.
Com todas essas opções, a vida ficou mais fácil para quem precisa comprovar a existência e continuar contando com seus benefícios.