O prazo para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni) termina hoje, às 23h59. Para quem está na corrida pelas bolsas do segundo semestre de 2025, essa é a última chance.
Esse programa, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), oferece bolsas de estudo tanto integrais quanto parciais. As integrais garantem a cobertura total da mensalidade, enquanto as parciais oferecem 50% de desconto. Se você sonha em ingressar em uma instituição privada de ensino superior em cursos de graduação ou formações específicas, essa iniciativa pode ser uma ótima oportunidade.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas online, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com acesso via Gov.br.
Ao se inscrever, você escolherá entre bolsas de ampla concorrência ou as destinadas a grupos específicos — como pessoas com deficiência e candidatos que se autodeclaram indígenas, pardos ou pretos. É fundamental informar um e-mail e um número de telefone válidos, assim você receberá atualizações sobre o processo de seleção.
Prouni 2/2025
Para este semestre, o MEC está disponibilizando mais de 211 mil bolsas. Dentre elas, 118 mil são integrais e 93 mil parciais, abrangendo mais de 370 cursos em 887 instituições de ensino superior em todo o Brasil.
Quem tem direito
Podem se inscrever estudantes que completaram o ensino médio em escola pública ou, se estudaram em instituições privadas, que tenham sido bolsistas. Aqueles que terminaram o ensino médio totalmente em escolas privadas também podem concorrer, desde que atendam aos critérios de renda. Além disso, pessoas com deficiência e professores da rede pública têm direito às bolsas, com algumas regras específicas.
Os candidatos devem ter participado das edições de 2023 ou 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obter ao menos 450 pontos na média das cinco provas, sem ter zerado a redação. É importante lembrar que não é possível se inscrever se você participou do Enem na condição de treineiro, ou seja, antes de concluir o ensino médio.
Para se qualificar, você deve comprovar uma das seguintes situações em relação à renda e escolaridade:
- Ter cursado o ensino médio todo em escola pública.
- Ter feito o ensino médio todo em instituição privada na condição de bolsista integral.
- Ter cursado parcialmente em escola pública e parcial em privada como bolsista integral.
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parcial em privada, sendo bolsista parcial.
- Ter cursado todo o ensino médio em instituição privada como bolsista.
- Ser uma pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública, apenas para cursos de licenciatura e pedagogia, sem limite de renda.
Para quem vai optar pela bolsa integral, a renda familiar mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Se você estiver de olho na bolsa parcial, a renda familiar mensal deve ser de até três salários mínimos (R$ 4.554 em 2025).
O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira (7) no portal Acesso Único, e a segunda chamada será publicada em 28 de julho.
Vale lembrar que em 2025 o Prouni completa 20 anos, já ajudando mais de 3,5 milhões de estudantes a realizarem o sonho da graduação desde a sua primeira edição, em 2005.