O Ministério da Educação (MEC) liberou, nesta sexta-feira (29), a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2025. Os interessados podem conferir essa lista no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção dedicada ao Prouni.
Essa lista é para os candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares ou que não tiveram formação de turma na faculdade que escolheram. É sempre bom lembrar que a classificação leva em conta a modalidade de concorrência, o curso desejado, o turno e a instituição de ensino.
Próximas etapas
Os estudantes que estão na lista de espera precisam comprovar as informações que preencheram na inscrição do ProUni. Esse processo pode ser feito desde hoje até 5 de setembro. Os documentos podem ser entregues presencialmente na faculdade ou de forma online, no site da instituição. E atenção: a faculdade deve fornecer um comprovante de recebimento dos documentos entregues.
Entre 30 de agosto e 12 de setembro, as faculdades vão informar se o candidato foi aprovado ou reprovado. Se aprovado, o próximo passo é emitir o termo de concessão de bolsa.
Vagas e cursos
Nesta edição, o ProUni oferece mais de 211 mil bolsas, sendo cerca de 118 mil integrais e 93 mil parciais, que ajudam a pagar metade da mensalidade. Há oportunidades em mais de 370 cursos, cobrindo 887 instituições privadas. Por exemplo, o curso de administração é o que mais tem bolsas disponíveis, com um total de 13.774, sendo 9.275 integrais. Outros cursos populares, como direito e pedagogia, também têm boas ofertas.
Se você está de olho em medicina, saiba que foram oferecidas 1.159 bolsas, das quais 988 são integrais e 171 parciais.
Sobre o ProUni
Em 2025, o Prouni celebra 20 anos e já beneficiou mais de 3,5 milhões de alunos desde seu lançamento em 2005. O programa fornece bolsas de estudo parciais e integrais para estudantes de baixa renda que terminaram o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas ou como bolsistas em privadas. As regras dessa edição estão disponíveis no edital.
De acordo com o Censo da Educação Superior de 2023, quem participa do Prouni tem um bom motivo para comemorar: 58% dos beneficiados conseguiram finalizar a graduação.