Prouni 2025/2: prazo para comprovar dados encerra na sexta-feira

Os estudantes que estão na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm até esta sexta-feira (5) para confirmar as informações que deram na inscrição. Essa etapa acontece diretamente na instituição de ensino superior privada escolhida.

Para descobrir se estão na lista, os candidatos podem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e procurar pela aba do Prouni. Essa lista é destinada às pessoas que não foram selecionadas nas chamadas regulares ou que não conseguiram formar turma na faculdade de sua escolha.

O Prouni, programa federal, oferece tanto bolsas integrais quanto parciais (50% do valor da mensalidade) para cursos de graduação em faculdades privadas.

Documentação

Quem foi pré-selecionado deve entregar a documentação necessária na faculdade escolhida, seja de forma presencial ou pela internet. A instituição vai emitir um comprovante de recebimento, seja físico ou virtual, assim que receber os documentos.

As faculdades precisam informar aos candidatos, até o dia 12 de setembro, se a documentação foi aprovada ou não. Se aprovada, eles receberão um termo de concessão da bolsa. Vale lembrar que instituições que decidirem realizar um processo próprio de seleção precisam avisar previamente os candidatos sobre isso.

E uma informação super importante: é proibido cobrar qualquer taxa durante a seleção para o Prouni.

Vagas e cursos

Para o segundo semestre de 2025, o Prouni disponibiliza mais de 211 mil bolsas. Deste total, aproximadamente 118 mil são integrais e 93 mil são parciais, que cobrem metade da mensalidade. As bolsas estão distribuídas em mais de 370 cursos em 887 instituições privadas de ensino superior.

Se você está se perguntando sobre os cursos com mais oportunidades, o de administração é o campeão, com 13.774 bolsas oferecidas. Destas, 9.275 são integrais e 4.499 parciais. Outros cursos com bastante oferta são o de direito (com 13.152 bolsas), pedagogia (11.339 bolsas) e educação física (8.939 bolsas). Para medicina, são apenas 1.159 bolsas — 988 integrais e 171 parciais.

Prouni 20 anos

O Prouni foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2004, com o objetivo de ajudar estudantes que ainda não têm diploma de nível superior. Ao longo desses 20 anos, mais de 3,5 milhões de alunos já foram beneficiados. Desse total, cerca de 2,5 milhões receberam bolsas integrais. Os demais, bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade.

Atualmente, o programa atende 632.503 estudantes em 1.851 instituições de ensino privado no Brasil. Entre eles, 533.790 têm acesso à faculdade de forma gratuita, ou seja, cursam com bolsa integral.