Projeto pode garantir DESCONTO de até 80% na hora de tirar a CNH; entenda!

O objetivo da proposta é tornar a CNH mais acessível no Brasil

Muitos brasileiros esperam ansiosamente para completar 18 anos e serem permitidos a dirigir um veículo. Muitos deles, por exemplo, já vão para autoescola assim que completam a maioridade. Mas a grande questão por trás disso é que nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades no Brasil.

Em alguns lugares, o preço total para retirar um documento CNH pode custar até R$ 3.500. Pensando nisso, foi feito um projeto que está em tramitação no Senado. Conheça um pouco a mais sobre ele!

Conheça alguns detalhes do projeto que pode reduzir em 80% o valor da CNH | Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Projeto reduz em 80% o valor da CNH

Como é sabido, retirar uma sem CNH no Brasil não é uma das atividades mais baratas. Mais da metade do valor pago por esse documento se refere às aulas obtidas em autoescolas para a prova de direção e legislação. Neste sentido, existe um projeto que está tramitando pelo Senado e tem por objetivo reduzir o valor da CNH em até 80% do preço cobrado atualmente.

O texto foi escrito e apresentado pela senadora Kátia Abreu do PDT. O Projeto de Lei n° 6485/2019 trata-se de um documento que apoia a ideia de acabar com a obrigatoriedade de aulas sequenciais nas autoescolas de todo o país.

Muitas pessoas são levadas, sem escolher, a passar diversos meses em uma autoescola para retirar a CNH tanto em categorias A e B. Além desse gasto, existe também outros que são importantes e custam caro para o cidadão, como exame toxicológico, teste psicotécnico, dentre outros.

Veja tambémNÃO ESQUEÇA: regras da CNH foram alteradas, confira todas as mudanças

Vantagens após a aprovação do projeto

O intuito do projeto é fazer com que a CNH se torne mais acessível à população em geral no Brasil. O que acontece é que essas pessoas, mesmo tendo uma baixa renda mensal, são obrigadas a arcar com cursos de aulas e materiais de instruções em autoescolas espalhadas pelo país.

Com a nova lei, qualquer cidadão que queira retirar a CNH poderá receber instruções de parentes, amigos ou qualquer outra pessoa que saiba dirigir. Isso já é algo bastante comum nos Estados Unidos e agora poderá ser implantado com o projeto de Kátia Abreu.

A grande vantagem é que essas pessoas cobrarão um preço mais baixo, o que possibilitará que muitas outras pessoas tenham condições de retirar o documento e começar a dirigir.

Veja tambémDetran da região altera prazo de renovação para CNHs com vencimento em 2020 e 2021; confira!