Novo Programa Mais Médicos para o Brasil foi LANÇADO: saiba como vai funcionar o programa reformulado

Entenda tudo sobre o novo Mais Médicos que vai voltar com tudo em 2023: saiba os detalhes do programa e quais serão as áreas priorizadas.

Existem várias áreas que exigem muita atenção do Governo Federal neste ano. Sabendo que uma das principais é a saúde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por voltar o Programa Mais Médicos para o Brasil em 2023

Esse é um programa reconhecido e tradicional no país há muitos anos. Contudo, desde a passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele havia sido cancelado. Confira, portanto, todos os detalhes do relançamento que pode atingir milhares de famílias, principalmente em regiões mais afastadas. 

Novo Mais Médicos 2023
Confira tudo sobre o novo programa Mais Médicos em 2023 (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Programa Mais Médicos vai voltar em 2023

Quem entrava na agenda do presidente Lula nesta segunda-feira (20) encontrava marcado para às 11h o evento ‘Lançamento do Programa Mais Médicos’. 

E foi exatamente o que aconteceu. Junto da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o governo federal optou por retomar essa ação que foi criada em 2013. A ideia é voltar com a ampliação do número de profissionais da saúde em áreas de baixo desenvolvimento econômico e no interior do Brasil. 

Uma notícia que já havia sido divulgada pelo próprio ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, é que a nova versão do programa deve dar prioridade para contratação de médicos brasileiros

Veja também: ESTAS famílias terão prioridade no Minha Casa, Minha Vida: descubra se você também será priorizado

Como vai funcionar?

Como havia adiantado a publicação de Paulo Pimenta nas redes sociais, o programa vai trabalhar para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é ter novos investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, por exemplo. 

Na cerimônia oficial de lançamento, foram confirmadas 15 mil novas vagas no Mais Médicos. Com isso, o Brasil deve contar com 28 mil profissionais atuando apenas no programa em 2023.

Além do pagamento aos médicos, foi confirmado um auxílio com o Fundo de Investimento Estudantil (FIES). Ou seja, os médicos que se formaram pelo FIES podem ganhar um bônus de até 80%. 

O que muitos esperavam, também, era a contratação de médicos para a região afetada pelos garimpos em terras indígenas. Isto é, pensando na crise da saúde dos Yanomami, o governo deve antecipar o próximo edital do Mais Médicos para os distritos sanitários indígenas. 

Como já havia antecipado o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, o foco é a contratação de brasileiros. Depois disso, as vagas não preenchidas devem ir para médicos do exterior. 

Segundo ele, são aproximadamente 300 cidades brasileiras que não possuem nenhum médico em suas Unidades de Saúde da Família há mais de um ano. Mais de 800 municípios não conseguem sequer manter os médicos trabalhando. 

Veja também: Governo vai distribuir R$ 900 para brasileiros que fazem parte DESTE grupo; confira!

Médicos cubanos vão voltar ao Mais Médicos?

Por fim, uma das principais polêmicas sobre o programa girava em torno das últimas Eleições de 2022. O ex-presidente Jair Bolsonaro sempre foi crítico à presença de cubanos, chegando a afirmar que eles “não sabiam nada de medicina”. 

Contudo, na prática, o Mais Médicos garante a presença desses profissionais em regiões em que a mão de obra brasileira não chega.

Ainda não foi confirmado de onde serão contratados esses profissionais do exterior, mas é possível que alguns desses médicos voltem a atuar sim. Isso porque existem relatos de vários que não deixaram o país, mas ficaram sem exercer sua profissão. 

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Cuba, por exemplo, mostraram que aproximadamente 20 mil médicos do país atenderam mais de 113 milhões de pacientes em 3,6 mil municípios brasileiros. 

Veja também: Secretaria de Saúde vai oferecer quase 2 MIL VAGAS em concurso: veja como se inscrever