Saiba como funciona o programa que garante carteira de motorista GRATUITA

Carteira de motorista gratuita pode ser obtida dessa maneira; veja.

Hoje em dia, muitas pessoas podem ter o sonho de conseguirem dirigir um automóvel. No entanto, do ponto de vista da Lei, é preciso, antes de mais nada, ter uma carteira nacional de motorista (CNH) em mãos antes disso. Isso acontece porque o documento é uma maneira de conseguir comprovar que a pessoa fez aulas e passou por testes e, sendo aprovada, pode ser considerada apta e transitar nas vias públicas. Porém, um detalhe pode impedir que muitas pessoas consigam ter esse documento.

Neste sentido, estamos falando dos custos para conseguir tirar uma CNH. Atualmente, em certos locais o preço do processo para ter uma carteira de motorista pode chegar a R$ 3 mil. Isso sem mesmo contar as reprovações ou necessidade de mais aulas, o que pode acontecer. Assim, o acesso de muitas pessoas ao documento pode sofrer prejuízos devido ao alto valor cobrado quando se compara a renda de várias famílias no país. Mas é possível tirar a carteira de motorista sem precisar pagar nada por isso. Veja mais a seguir.

Saiba como funciona o programa que garante carteira de motorista GRATUITA
Carteira de motorista de graça é possibilidade real / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Carteira de motorista gratuita

Em primeiro lugar, é importante destacar que os interessados podem conseguir uma carteira de motorista gratuita por meio do projeto da CNH Social. Ele começou em 2011 e, de lá para cá, já foi responsável por contemplar milhares de brasileiros, que tiveram acesso ao documento gratuitamente.

O objetivo do programa é justamente o de permitir o acesso à carteira de motorista para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social. Por conta disso, para participar é necessário cumprir com os requisitos da iniciativa, os quais são:

  • Ter renda mensal familiar que não ultrapasse a quantia de dois salários mínimos;
  • Ser alfabetizado, isto é, saber escrever e ler;
  • Ter idade de no mínimo 18 anos;
  • No caso da modalidade estudantil, é preciso ser aluno de instituição pública;
  • Já ser beneficiário de algum programa social do Governo, que não seja o próprio CNH Social;
  • Estar desempregado há, no mínimo, 12 meses.

No entanto, vale lembrar que os requisitos podem variar conforme o estado, já que o Detran de cada região é responsável pelo lançamento do edital que permite o acesso à CNH Social.

Veja também: CUIDADO: conheça todas as multas que SUSPENDEM sua carteira de motorista imediatamente

Como se inscrever?

Para quem se interessou em se inscrever para tentar uma vaga no programa e poder tirar a carteira de motorista gratuitamente, é importante pontuar que as datas variam de acordo com o Detran de cada região. Isso significa que não há como determinar um dia de abertura único para todos os locais.

Por conta disso, é preciso acessar o site do Detran do seu estado e procurar por novidades quanto ao CNH Social.

Multas podem suspender CNH

Depois de tirar a carteira de motorista, é necessário estar atento para evitar receber multas. Isso ocorre porque há várias multas que podem acabar por suspender a CNH de forma imediata, o que resulta na perda do direito de dirigir, por exemplo.

Assim, dentre as multas que podem gerar isso estão: dirigir sob o efeito de álcool, se recusar a passar pelo teste de bafômetro caso solicitado, envolver-se em acidente de trânsito e não fornecer ajuda para as vítimas, ou não adotar as medidas de segurança para isolar o local.

Veja também: Novas regras da CNH: com quantos pontos o condutor pode PERDER a CARTEIRA? Entenda!