PERIGO! Veja os problemas que a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL pode causar

Os cientistas e empresários do ramo demostram preocupação com o ritmo acelerado de desenvolvimento da tecnologia, eles temem que os especialistas percam o controle da IA.

A tecnologia é tão surpreendente que muitas vezes os avanços podem assustar as pessoas que não esperavam por tamanha invasão dos dispositivos no dia a dia da sociedade. É algo que faz parte das discussões sobre os perigos e problemas que a inteligência artificial pode representar para a humanidade.

Se até quem entende do assunto teme pelo rumo que a IA pode seguir nos próximos anos, para os mais leigos é um grande impacto. Hoje em dia temos ferramentas como o ChatGPT e assistentes virtuais, a exemplo da Siri, Alexa e do Google Assistente, que respondem as mais diversas dúvidas dos usuários e ajudam na realização de todo tipo de tarefa.

Cada vez mais pessoas estão fazendo uso dos dispositivos, de forma que eles ganham espaço em nossas vidas e sem perceber já fazem parte da rotina. Se antes os recursos eram limitados aos softwares e dispositivos sofisticados e de ponta, atualmente eles podem ser encontrados em aplicativos, nos celulares, sites e nos mais diversos tipos de serviços virtuais.

PERIGO! Veja os problemas que a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL pode causar
Saiba o que pode acontecer com a sociedade e os seres humanos. Foto: divulgação

Problemas que a inteligência artificial pode causar

Apesar das vantagens que a inteligência artificial pode apresentar, é inegável os riscos envolvidos nos problemas causados pelo uso da tecnologia. A falta de regulamentação, a substituição dos profissionais, o uso em excesso e indiscriminado representam danos para a população. O fato é que quanto mais avançada é uma tecnologia, mais a sociedade sente os seus impactos.

Além disso, os riscos existem se a IA for mal utilizada, de maneira semelhante ao que acontece com as armas e a energia nuclear. No caso da inteligência artificial, o perigo maior é com relação à falsificação de informações em termos de texto, imagem e voz que podem ser adotados como sistemas de controle e vigilância. Outro grande receio é de que a IA seja usada para prejudicar as democracias.

Veja também: INACREDITÁVEL! Veja como evitar o FraudGPT, inteligência artificial que promete ajudar em golpes

Risco da tecnologia para a humanidade

Como qualquer outra tecnologia, a inteligência artificial possui defensores e críticos. Há quem defenda que o desenvolvimento da tecnologia pode significar o fim dos seres humanos, com todas as tarefas sendo realizadas com melhor desempenho pelas máquinas. O receio fez um grupo de mais de mil especialistas e executivos da indústria de tecnologia elaborarem uma carta em março deste ano pedindo uma pausa no treinamento das IAs, sob a justificativa de ameaça à humanidade.

O documento cita que os laboratórios que trabalham com essa tecnologia estão em uma corrida desenfreada para desenvolver e implementar sistemas cada vez mais poderosos, sem que tenham a garantia do controle com segurança. Em torno de 40% dos líderes empresariais que participaram do evento Yale CEO Summit afirmaram que a IA tem potencial de destruir os seres humanos dentro de 10 anos.

O ritmo acelerado de desenvolvimento da inteligência artificial faz crescer o temor de que as coisas fujam do controle e se tornem um problema. Para se ter uma noção, em apenas dois meses depois do lançamento o ChatGPT registrou 100 milhões de usuários, o que é algo totalmente inimaginável até mesmo para as redes sociais mais populares.

Veja também: ChatGPT: passo a passo para baixar a ferramenta de inteligência artificial no seu celular