Essas são as principais NOVIDADES do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal promoveu diversas mudanças para a declaração do Imposto de Renda 2023

O Imposto de Renda consiste em um tributo que existe em diversos países, onde cada contribuinte, que pode ser pessoa física ou pessoa jurídica, paga uma determinada porcentagem da sua renda para o governo, que pode ser nacional ou regional, a depender da jurisdição de cada país.

O cálculo do imposto tem como base uma nova riqueza que venha a ser produzida pelo contribuinte, que pode ser fruto de trabalho, capital ou os dois. A partir disso, é aplicada uma porcentagem que obedece a tabela produzida pelo órgão fiscalizador referente a cada país.

Neste ano, o Imposto de Renda está contando com diversas novidades. Confira a seguir quais são elas.

Essas são as principais novidades para o Imposto de Renda 2023. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novidades do Imposto de Renda 2023

As declarações do Imposto de Renda 2023 já começaram a ser entregues e o prazo segue até o dia 31 de maio. Neste ano, a Receita Federal propôs algumas mudanças para o tributo, como as seguintes:

Declaração pré-preenchida

A Receita disponibilizou para este uma declaração pré-preenchida que facilita a entrega do documento. A versão pré-preenchida conta com dados atualizados sobre os bens, salários e pagamentos do contribuinte em 2022. O principal objetivo da Receita Federal com essa mudança é que o contribuinte possa economizar tempo.

Além disso, quem optar por utilizar a declaração pré-preenchida terá prioridade no recebimento da restituição do tributo

Pix para receber a restituição

A partir deste ano também é possível receber a declaração do Imposto de Renda por Pix, além da modalidade de depósito bancário. As pessoas que optarem por utilizar o Pix também terão prioridade na hora de receber a restituição. Para isso, é necessário que a chave cadastrada seja o CPF.

Pensão alimentícia vai para Rendimentos Isentos

Em 2023, a pensão alimentícia não será mais um rendimento tributado. A mudança ocorreu devido a uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal em 2022. Dessa forma, a decisão fez com que a incidência de imposto sobre esses valores se afastasse.

Confira também: Aposentados e pensionistas do INSS tem direito a DUPLA isenção do Imposto de Renda 2023; saiba mais

E ainda tem mais!

Autorização de acesso a declaração pré-preenchida

A partir de agora também será possível que o contribuinte permita que outra pessoa tenha acesso a declaração pré-prenchida para que possa checar, corrigir ou incluir dados. Para realizar a autorização, é necessário acessar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para iOS e Android.

Piso para investimentos em Bolsa

Outra novidade é que os investidores na Bolsa precisam apenas informar operações na declaração caso tenham negociado mais de R$ 40 mil ou caso seu lucro conte com pelo menos uma venda em 2022.

Criptoativos “puxados” na declaração pré-preenchida

Este ano, para as pessoas que utilizarem a declaração pré-preenchuda, o programa vai “importar” todos os investimentos em criptoativo. No entanto, a mudança implicado na finalização do limite mínimo anterior de r$ 5 mil que obrigava que esses investimentos fossem declarados. Sendo assim, essa novidade pode gerar um aumento de informações para a Receita Federal

Saiba mais: Saiba do que se trata a DUPLA ISENÇÃO do Imposto de Renda 2023 e veja quem tem direito