Saiba como funcionam as PRINCIPAIS aposentadorias do INSS; descubra se você tem direito

Conheça as opções

Antecipadamente, as aposentadorias são benefícios previdenciários ofertados pelo INSS (Instituto Nacional Do Seguro Social). Tratam-se de pagamentos destinados ao trabalhador, que em determinado momento da vida, chegou ao fim das suas atividades de trabalho remuneradas. Dentre os benefícios ofertados pelo INSS, existem diversas formas de aposentadoria, que podem variar desde o tempo de contribuição, até a situação em que o trabalhador em questão se encaixa.

Assim sendo, atualmente, cerca de 36 milhões de brasileiros recebem algum benefício proveniente de algum programa do Instituto. Entre essas pessoas, grande parte estão relacionadas às aposentadorias. Portanto, se você pretende se aposentar, ou tem interesse em conhecer quais são os diferentes tipos de aposentadoria ofertados pelo INSS, vale a pena entender um pouco melhor a funcionalidade do sistema e quais existem.

Principais aposentadorias do INSS
Veja as opções / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que são as aposentadorias

Antes de mais nada, a aposentadoria, como já mencionado, é um dos diversos benefícios ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela acontece através de um sistema previdenciário, que visa fornecer pagamentos mensais para os ex-trabalhadores. Isto é, para os indivíduos que precisaram findar suas atividades remuneradas, e não possuem mais uma renda mensal e/ou salário,  provenientes de vínculo de emprego.

Assim, as aposentadorias são oferecidas para todos os indivíduos que realizaram contribuições à Previdência Social, durante os anos de trabalho. Normalmente, em casos de trabalhadores que estão completamente estáveis ao regime da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), o valor da previdência é automaticamente descontado do seu salário final. Isto é, para os trabalhadores que possuem registro na Carteira de Trabalho.

Desse modo, para conseguir se aposentar, o cidadão precisa cumprir determinados requisitos. Entre eles, estão principalmente, o tempo de contribuição para a previdência, o tempo de trabalho ativo, a idade do trabalhador. Além disso, para determinar o valor de recebimento, é preciso realizar um cálculo em virtude de todos os salários recebidos ao longo da vida de trabalho de um cidadão. Ademais, existem diversos tipos de aposentadoria, que podem abranger diferentes pessoas.

Veja também: INSS começa pagamentos da aposentadoria: entenda o calendário

Tipos de benefícios previdenciários

Sem mais delongas, os diferentes tipos de aposentadoria, servem para abranger o maior número de trabalhadores e contribuintes possíveis. Isto é, existem regras específicas para cada grupo de trabalhador, que podem variar de acordo com a localidade dos trabalhos exercidos, como rural ou urbano, idade, entre outros fatores. Sob esse viés, todo trabalhador que deseja ser um beneficiário, deve conhecer quais são as possibilidades ofertadas, confira:

  • Aposentadoria por idade – 65 anos para homens, 62 para mulheres somados aos anos de contribuição;
  • Por tempo de contribuição – os homens devem ter contribuído por 35 anos, enquanto as mulheres, por 30, somados ao tempo de serviço;
  • Especial – para trabalhadores que atuam em atividades de risco;
  • Invalidez – visa abranger indivíduos que são caracterizados como inválidos, e não possuem mais condições de trabalhar;
  • Rural – para trabalhadores que exerceram atividades unicamente rurais, ao longo da vida.

Ainda é preciso dizer, que para cada uma dessas aposentadorias, ainda existem regras mais específicas. Isto é, ainda que o cidadão se adeque à idade, ele precisará preencher o tempo de contribuição necessário, e vice-versa. O mesmo acontece para as demais categorias. Ou seja, é preciso conferir os critérios específicos de cada uma. Para isto, basta consultar o site oficial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Veja também: Novo formato de prova de vida do INSS começará a valer em poucos meses; saiba o que mudou