Atenção pais! Preço da MENSALIDADE ESCOLAR deve subir nestes estados

Em diversos estados, o preço das mensalidades poderá subir devido aos grandes impactos gerados pela pandemia da Covid-19 e também por conta de outros fatores.

As redes particulares de ensino são sistemas que costumam ser mantidos por entidades administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, de acordo com o que se encontra estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. 

Normalmente, a rede particular de ensino é mantida por recursos próprios ou então por intermédio de anuidades que devem ser pagas pelos alunos. Além disso, os responsáveis pelas crianças costumam escolher a instituição de ensino que se adeque aos seus princípios para que os seus filhos obtenham uma boa formação escolar. 

Além disso, uma pesquisa realizada recentemente revelou que o valor das mensalidades nas escolas pode aumentar em breve. Portanto, confira a seguir qual poderá ser a nova quantia!

Valor da mensalidade escolar poderá subir no próximo ano. Sumaia Vilela / Agência Brasil

Preço da mensalidade deve subir nas escolas particulares

Em 10 estados brasileiros é esperado que 97% das escolas particulares aumentem o valor da sua mensalidade. A expectativa é que o reajuste seja de até 12% no ano que vem. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente a respeito do assunto, cerca de 38% das empresas indicam um reajuste entre 7% e 10% no valor das mensalidades atuais. Já outras 30% das instituições de ensino planejam um aumento de 3% a 7%. 

Outras 20% das instituições de ensino estimam que o índice de reajuste para o próximo ano seja entre 10% a 12%. Os outros 3% das escolas que participaram das pesquisas revelaram que não estão planejando alterar o valor da mensalidade no próximo ano.

A pesquisa ainda ressalta que o reajuste é um reflexo do aumento dos valores das escolas, isso porque grande parte das instituições tiveram que investir em mais segurança devido ao grande número de ataques que estavam ocorrendo nos últimos meses e também devido às alterações que foram realizadas no ensino médio recentemente. 

No total, cerca de 51% das instituições de ensino contam com 51% dos alunos com atrasos nas mensalidades. Além disso, todas as escolas que foram ouvidas pela pesquisa sofrem com a seguinte questão: 49% estão com atrasos entre 0,5% até 3% dos matriculados. Deste total, somente 75% fazem uso de um mecanismo para que os atrasos sejam geridos. 

Confira também: Aluno de 12 anos encontra pepita de OURO durante excursão escolar na região: QUANTO VALE?

Outros motivos que podem levar ao aumento da mensalidade

O estudo ainda ressalta que o reajuste deve ocorrer devido às sequelas da pandemia da Covid-19 nas instituições de ensino. Isso porque, além de muitas escolas voltadas para o público infantil terem fechado as portas, a evasão de matrículas ainda superou 20% em muitos estados. Devido a isso, os empreendedores planejam uma recuperação financeira para o ano que vem. 

Entre as escolas consultadas, 58% delas creem que conseguiram recuperar 20% dos estudantes que foram embora durante a pandemia. Já outros 20% almejam o retorno de cerca de 20% a 50% dos alunos, enquanto outros 15% acreditam que mais de 50% das matrículas que foram perdidas poderão ser recuperadas. Por fim, outros 7% se mantêm pessimistas e acreditam que, mesmo no ano que vem, não será possível  recuperar os impactos adquiridos na pandemia. 

Já os estados onde deve ocorrer o aumento são: Rio de Janeiro. São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Ceará e Tocantins 

Saiba mais: Aluna mordida por cobra em escola infelizmente não resiste; saiba tudo