Preço da gasolina: combustível SUBIU de novo? Saiba qual o valor nas bombas

O preço dos combustíveis no Brasil é uma preocupação constante para motoristas de todo o país. No mês de março, uma notícia sobre a gasolina pode voltar a afligir brasileiros.

Qualquer cidadão brasileiro que possui um veículo poderá te dizer as dores de cabeça e vantagens. Pagamentos de impostos como o IPVA, documentações e regularização do veículo podem ser processos bem estressantes. Entretanto, o aspecto que mais deixa os condutores brasileiros de cabelo em pé são os custos para abastecer o veículo. Como é de conhecimento geral, o preço do combustível no Brasil está longe de ser algo estável.

As precificações dos combustíveis flutuam constantemente e deixam motoristas de todo o país sem saber se vão conseguir encher o tanque. E, mais recentemente, uma mudança nesses valores chocou os cidadãos brasileiros. Entenda.

Confira o que mudou! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Gasolina: confira nova mudança no preço do combustível

Como já estabelecemos anteriormente, dificilmente cidadãos brasileiros que possuem algum tipo de veículo terrestre se tranquilizam a respeito dos preços dos combustíveis. Muito pelo contrário, a inconstância da precificação desse tipo de produto e os altos valores que se tornam recorrentes, se mostram verdadeiros transtornos para os condutores do nosso país.

Recentemente, os motoristas do Brasil sofreram com mais uma notícia ruim e inesperada a respeito dos preços dos combustíveis aqui no país. Logo na última quinzena do mês de março, os combustíveis no Brasil retornaram a sofrer um aumento significativo.

Nos primeiros 15 dias do mês, a precificação média da gasolina nos postos de abastecimento aumentou em mais de 9%, surpreendendo negativamente os motoristas brasileiros.

Como muitos já devem saber, os preços de alguns produtos tendem a variar de região para região. E tratando-se dos combustíveis, também não é diferente. De tal forma, foi notável que uma região específica do nosso país sofreu mais com o aumento dos combustíveis.

Na região Norte do Brasil, este produto chegou a sofrer aumento de 9,85%. Com este percentual, o preço médio do litro do combustível chegou à quantia de R$6,23.

Veja também: TRISTE: brasileiros estão decepcionados com o novo preço da gasolina

Combustíveis voltam a sofrer com juros?

Desde o mês de fevereiro, cidadãos do nosso país devem ter notado que os combustíveis no Brasil voltaram a aumentar significativamente. Embora essas mudanças tenham sido bastante claras, muitas pessoas não sabiam ao certo o porquê de mudanças tão consideráveis e repentinas na precificação desses produtos.

Anteriormente, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o então presidente havia aprovado uma ordem que autorizaria a desoneração dos combustíveis. Esta medida significou que a cobrança de juros sobre os combustíveis no Brasil ficou zerada por um período. Dessa forma, então, além do preço base da gasolina e do etanol, por exemplo, não haveria nenhuma taxa extra.

Com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do Brasil, muito se especulou sobre o que seria feito a respeito da desoneração. Ao assumir o cargo em 2023, o presidente Lula autorizou que a medida passasse por prorrogação.

Entretanto, a desoneração estava custando bilhões aos cofres da União e em uma reunião com o Ministério da Fazenda e o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, o governo federal decidiu por encerrar a medida. Sendo assim, os combustíveis retornaram a sofrer aumento.

Veja também: Auxílio Combustível realmente vai ser PAGO? Saiba mais!