Precisando proteger suas conversas no WhatsApp? Confira o PASSO A PASSO

O mensageiro liberou recentemente uma nova forma de proteger o conteúdo presente no app. Confira!

Embora o celular tenha suas próprias senhas de acesso, algumas pessoas não sentem que estão seguras utilizando o WhatsApp todos os dias. Afinal, ainda pode ter alguém que consegue ter acesso às mensagens, invadindo a privacidade do dono da conta.

Pensando nisso, o mensageiro liberou recentemente uma nova função que ajuda a dobrar a segurança das mensagens. Se você quer saber como utilizá-la, continue acompanhando a matéria a seguir.

Precisando proteger suas conversas no WhatsApp? Saiba como fazer isso com um novo recurso!
Precisando proteger suas conversas no WhatsApp? Saiba como fazer isso com um novo recurso! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novo recurso do WhatsApp para proteger conversas

Nesta segunda-feira (15/05), o WhatsApp informou que seus usuários poderão proteger conversas ou mensagens através de senhas ou de biometria, seja utilizando a digital ou o ID facial. Em suma, o recurso permite que o cliente oculte um chat na tela inicial do mensageiro para uma pasta chamada “Conversas protegidas”.

De acordo com a empresa, essa nova função vai servir para quem precisa compartilhar o mesmo dispositivo com a família ou então para evitar que alguém que esteva utilizando seu celular veja as notificações chegando neste momento. Para ativar a função, basta fazer o passo a passo abaixo:

  • Abra o aplicativo e então toque em um contato ou em um grupo;
  • Em seguida, escolha a opção “proteger conversa”, que é o chat lock;
  • O próximo passo é ativar a forma de proteção que você deseja em “bloquear este chat com impressão digital/senha”;
  • Depois disso, basta confirmar a proteção colocando a senha do seu celular ou biometria;
  • Por fim, se quiser visualizar sua conversa protegida, basta deslizar a caixa de entrada lentamente para o lado e inserir sua senha.

Vale destacar que, segundo o WhatsApp, assim que o usuário esconde a conversa, a função também protege o conteúdo de chegar notificações. Até o momento, entretanto, a empresa informou que não é possível personalizar uma senha específica para a função, mas adiantou que já está trabalhando nisso.

Veja também: URGENTE: novo surto de clonagem de WhatsApp, fique atento

Outras formas de se manter seguro

Ademais, há algumas outras formas de proteger as conversas no seu mensageiro, caso você não se importe com as notificações aparecendo. Por exemplo:

  • Arquivar: você pode arquivar as conversas e desarquivar quando desejar retomá-las. O lado negativo é que qualquer pessoa que tiver acesso às pastas arquivadas poderá ver quem você deixou por ali;
  • Colocar senha no app: também é possível colocar uma senha numérica no seu mensageiro, desde que seu celular seja Android. O lado negativo é que é necessário baixar outros apps para isso, como o Locx, o Lockdown ou o Norton;
  • Ativar biometria no iPhone: basicamente funciona da mesma forma que o recurso lançado recentemente, mas ele só está disponível para usuários de iPhone, visto que faz parte desse sistema, não do WhatsApp em si;
  • Bloqueio digital: essa função é para o Android, que também bloqueia o aplicativo todo nas configurações do WhatsApp.

Todas elas podem ajudar, mas não ocultam as mensagens específicas que você pretende esconder como a função recém lançada.

Veja também: WhatsApp: este é o botão que definitivamente TODOS os usuários desejam achar no app