Prazo máximo para solicitar o novo RG já foi definido? Cada estado do Brasil tem data limite?

Saiba como funciona a emissão da nova carteira de identidade

Embora esteja em vigor desde o último dia 1º de março, o novo RG, ainda inspira dúvidas em relação a como requisitá-lo.

A expectativa é grande, uma vez que a nova versão do documento, entre outras novidades, agrupa uma série de dados sobre o portador, tais como certidão de nascimento, de casamento, o número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, dados sobre a Previdência Social, certificado militar, NIS/PIS/Pasep, título de eleitor e carteira nacional de saúde. Tudo por meio de um QR Code.

O RG Digital vai facilitar muito a vida dos brasileiros, que não precisarão mais sair de casa com a carteira recheada de documentos.

E mais uma novidade: além de a versão física ter sido repaginada e ampliada em termos de informações, o cidadão brasileiro também poderá dispor de uma versão digital do documento, já disponível em alguns estados da federação.

Solicite a sua/Divulgação

Existe prazo para aderir ao novo RG?

 A resposta a essa pergunta é não. Ainda não há nada estabelecido nesse sentido. O mais provável é que a troca da versão antiga pela nova seja feita progressivamente, sem necessidade de correria aos postos de identificação.

Sabe-se, porém, que o fato de o novo RG agrupar uma série de outros documentos, não anula a necessidade de o cidadão ainda ter, por exemplo a sua Carteira Nacional de Habilitação.

E é claro que todos deverão manter em boas condições todos os seus documentos, ainda que guardados em casa. Haverá situações em que eles serão indispensáveis.

Veja também: Baixar Novo RG Digital no celular: confira o passo a passo

Prazo para atualizar sistemas

As entidades oficiais encarregadas de atualizarem seus sistemas deverão fazê-lo até o dia 6 de março de 2023. Agora, com essa unificação de dados em um mesmo documento, os órgãos emissores vão necessitar de algum tempo para atender às expectativas da população. O fato é, à exceção de São Paulo, parte das unidades federativas ainda estão em processo de adaptação.

Agora novo RG terá prazo de validade

O novo RG será aceito internacionalmente, uma vez que nele foi inserido o código Machine Readable Zone (MRZ), o mesmo utilizado em passaportes. Além disso, o novo documento terá distintos prazos de validade.

Acompanhe:

  • De cinco anos para pessoas com idade de zero a cinco anos
  • De dez anos para pessoas com idade de doze anos completos a cinquenta e nove anos
  • Prazo indeterminado para pessoas a partir de 60 anos.

Veja também: RG Digital já pode ser emitido? Tire todas as suas dúvidas sobre o novo documento