Posso receber o Bolsa Família sendo HOMEM solteiro? Saiba o que dizem as REGRAS sobre esse grupo de pessoas

O maior programa de transferência de renda do Governo Federal acolhe homens solteiros como beneficiários? Confira.

O Bolsa Família é um programa que tem como objetivo garantir uma renda mínima para famílias em situação de pobreza, que não conseguem se manter sozinhas. Muitas pessoas têm dúvidas sobre quem pode receber esse benefício, principalmente quando se trata de homens solteiros. Por isso, é importante conhecer as regras e exigências dessa modalidade de benefício.

Para fazer parte do Bolsa Família é importante estar em acordo com os requisitos do programa. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Afinal, é possível?

Para que o homem solteiro possa ser beneficiado pelo Bolsa Família, ele deve estar dentro dos requisitos para entrada no programa. São esses requisitos:

  • Possuir renda de até R$218. Ou seja, como na situação de famílias com um número maior de indivíduos, a renda per capita não pode ultrapassar esse valor.
  • Ser cadastrado no CadÚnico e manter os dados atualizados. O CadÚnico é uma base de dados do governo federal que reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras. É necessário que o homem solteiro esteja cadastrado nesse sistema e que mantenha as informações sempre atualizadas, como mudança de endereço, aumento ou diminuição da renda, entre outros dados relevantes.
  • Mesmo que o homem solteiro não tenha filhos, ele ainda pode ser elegível para receber o Bolsa Família, desde que se enquadre em todas as exigências do programa. Caso tenha filhos, deve-se respeitar a caderneta de vacinação atualizada e frequência escolar. Exigências básicas que o programa tem.

Veja também: Cartões do Bolsa Família já estão sendo entregues; você já solicitou o seu?

Como se cadastrar

O primeiro passo é procurar o CRAS munido dos seus documentos pessoais, como RG e CPF, comprovante de endereço e de renda, bem como os documentos dos possíveis integrantes da família que moram na mesma casa. Feito isso, você está apto a se cadastrar no CadÚnico. Basta informar tudo corretamente. Uma análise será feita pelo Ministério da Cidadania e, caso seja aprovado, você receberá um cartão pelos Correios ou poderá retirá-lo numa agência da Caixa.

Acompanhe corretamente o calendário de pagamentos do Programa, observando o último dígiito do seu NIS (Número de Identificação Pessoal).

Calendário de Outubro

Estas são as datas divulgadas para pagamento do benefício este mês:

NIS terminado em 1: em 18 de Outubro;
NIS terminado em 2: em 19 de Outubro;
NIS terminado em 3: em 20 de Outubro;
NIS terminado em 4: em 23 de Outubro;
NIS terminado em 5: em 24 de Outubro;
NIS terminado em 6: em 25 de Outubro;
NIS terminado em 7: em 26 de Outubro;
NIS terminado em 8: em 27 de Outubro;
NIS terminado em 9: em 30 de Outubro;
NIS terminado em 0: em 31 de Outubro.

É válido ressaltar que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda temporário, ou seja, tem como objetivo auxiliar as famílias em momentos de dificuldade até que elas consigam se reestruturar financeiramente. Por isso, é importante que, caso o homem solteiro consiga uma melhora na sua situação socioeconômica, ele informe ao programa para que o benefício seja repassado para outras famílias que realmente necessitem mais. Transparência é importante e mantém a credibilidade do programa.

Veja também: Aumento no Bolsa Família: beneficiários poderão sacar até R$ 1 mil todos os meses