Possibilidades que podem gerar aumento no pagamento mensal do seu benefício INSS

Veja se seu caso é algum desses

Algumas situações podem levar ao aumento do pagamento mensal pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Existem vias administrativas que é possível rever esse benefício, como também a opção de acionar o Judiciário para tentar corrigir o valor.

Pagamento mensal do seu benefício INSS pode aumentar. Imagem: Divulgação

Revisão é difícil mas pode acontecer

As hipóteses para revisão do benefício são muitas, desde as mudanças na legislação que ocorreram durante os últimos anos, como o ganho de uma ação trabalhista, até mesmo na revisão de aposentadoria. Como é o caso da chamada reaposentação que é quando o aposentado preenche novamente todos os requisitos de concessão de uma aposentadoria. Nesse caso será descartado completamente o tempo e os salários que foram considerados na aposentadoria original.

Veja também: Auxílio Gás e Tarifa Social de Energia: É possível ter acesso aos dois benefícios ao mesmo tempo? Veja o calendário de abril

Principais casos para pedir revisão da aposentadoria

Vitória em ação trabalhista: qualquer pessoa que a saída do emprego não tenha sido incluída no cálculo do benefício pode pedir a correção, isso poderá mudar para mais tanto o tempo de contribuição, quanto o valor do salário. Ambos fatores ampliariam o benefício.

Tempo no trabalho rural: a atividade rural, em regime de economia familiar, pode ser contada a partir dos 12 anos de idade. Muita gente que trabalha um breve período no campo antes de ir para as cidades não inclui esse período no cálculo do benefício.

Período trabalhado como servidor público: os servidores públicos têm um regime especial de aposentadoria e que já foi servidor poderá requisitar o aumento do período total de contribuição, aumentando, assim,

Pagamento de contribuições em atraso: autônomos ou empresários que não contribuíram para o INSS em determinados períodos de atividade profissional e queiram se regularizar, também podem solicitar recolhimento em atraso.

Aluno aprendiz: quem exerceu atividades como aluno aprendiz matriculado em escolas profissionais até 1998 pode incluir este tempo em seu benefício. A regra também se aplica para quem prestou serviço militar.

Tempo insalubre: é uma situação um pouco mais complicada de se provar e ter um parecer favorável do INSS, ainda assim, quem exerceu qualquer tipo de atividade que envolva risco à saúde ou integridade física pode ser considerada para a aposentadoria.

Veja também: Vagas de estágio com bolsas de até R$ 1.200 mais benefícios na região; inscreva-se já!

Como pedir a revisão do benefício

  • Agendar o atendimento pela internet (https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-revisao-de-beneficio) ou pelo telefone 135. Depois de agendado, basta comparecer ao INSS na data e hora marcada.
  • Se por algum acaso não puder comparecer pessoalmente, a pessoa deve nomear um procurador e este deverá fazer o requerimento no seu lugar.
  • São necessários os seguintes documentos para ser atendido numa das agências do INSS: documento de identificação com foto, CPF, pedido de revisão escrito e assinado, além de outros documentos que queira juntar para justificar suas alegações.
  • Feita a análise do pedido de revisão, então, o INSS comunicará oficialmente o resultado ao interessado. Esse tempo varia de estado para estado mas, em média, demora de 3 a 5 meses. Em seguida será aberto prazo de recurso caso o segurado queira se manifestar e discorde da decisão proferida pelo órgão.
  • Se, ainda sim, o beneficiário discordar da decisão e não tiver seus valores reconhecidos, então, poderá abrir um processo via judicial.