Polícia Militar do Estado abre 2 mil vagas para SOLDADO: veja como participar do processo de seleção

Confira as datas do edital

Um novo edital de concurso que consiste em oferecer cerca de 2 mil vagas de soldados foi divulgado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O departamento policial informou que o concurso foi autorizado pelo governador do estado recentemente, e que em breve, o edital será lançado, para que os indivíduos interessados possam realizar a inscrição.

A aprovação do concurso foi um tanto quanto esperada para diversas pessoas que manifestaram interesse nas vagas, bem como para a própria PM, a fim de aumentar o número de servidores do corpo. Assim sendo, mesmo que o edital ainda não tenha sido lançado, já existem as regras e condições básicas para inscrição, que facilitam na escolha dos candidatos.

2 mil vagas para soldado
Edital abrirá em breve / Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil

Novo concurso da PMERJ

Antes de mais nada, dentre as 2 mil vagas ofertadas, estão estabelecidos requisitos mínimos para aqueles que desejam realizar a inscrição, mediante o lançamento do edital. Primeiramente, o cargo exige nível médio de escolaridade completo. Isto é, o cidadão que se interessar, deve ter completado o ensino médio escolar, apresentando seu diploma para comprovação.

Além disso, ainda existe uma faixa etária estipulada para a candidatura. Os cidadãos devem ter entre 18 e 32 anos. As mulheres precisam ter, no mínimo, 1,60 de altura e os homens, o mínimo exigido é de 1,65. Os critérios também incluem a necessidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria B, ou qualquer outra superior.

Ademais, a contratação acontece através do regime estatutário. Isso significa, que o indivíduo que passar pelo processo seletivo, terá estabilidade no cargo. Quanto à remuneração, o valor inicial é de R$4.102,00.

O Coronel da PM, Luiz Henrique Marinho, afirmou que devem liberar o edital ainda em 2022. Porém, as provas devem acontecer somente em 2023.

Veja também: URGENTE: decreto altera regras de concursos públicos, veja o que mudou

Processo seletivo

Antecipadamente, o processo seletivo para escolha dos candidatos terá 7 etapas. A primeira delas, consiste no exame intelectual, através de uma prova de questões objetivas e redação. A segunda, é avaliação psicológica. Mediante aprovação, acontecerá o exame antropométrico, seguido do teste de aptidão física (TAF). Para quem chegar até essa etapa, a seguinte será o exame toxicológico, bem como o médico. Por fim, o último ponto será em virtude da investigação social e documental do indivíduo.

Assim sendo, mediante aprovação, será preciso passar pela chamada “etapa de formação”. Ela consiste no Curso de Formação Profissional, que é uma das etapas essenciais para a vaga. Isso porque, trata-se de uma preparação para exercer o cargo disponibilizado, portanto, é indispensável. As etapas devem seguir a ordem de menção.

Ademais, segundo as informações divulgadas, os candidatos interessados devem estar por dentro das regras de três leis, sendo elas: Lei Maria da Penha (nº 11.340, de 7 de agosto de 2006);  Estatuto do Idoso (nº 10.741, de 1º de outubro de 2003); Estatuto da Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Ademais, é preciso aguardar o edital para mais condições e regras específicas.

Veja também: Concurso do DETRAN com salários de até R$6 MIL: como se inscrever?