Poder de veto no WhatsApp? Entenda próximas mudanças do aplicativo

WhatsApp apresentou mudanças por meio de Mark Zuckerberg, CEO da Meta. Modificações serão benéficas para usuários que querem mais privacidade.

O WhatsApp divulgou nesta terça-feira (21) uma novidade em relação ao aplicativo, que inclusive já está gerando polêmica. A saber, a funcionalidade, que está sendo chamada de “poder de veto”, irá permitir que os usuários do aplicativo tenham mais segurança e privacidade em seus grupos e conversas.

Ademais, além da novidade mencionada acima, a plataforma também irá trazer outras mudanças em breve. Por exemplo, uma modificação que irá melhorar a visualização e a busca de grupos em comum com outros usuários e contatos. Quer saber tudo sobre esse poder de veto no WhatsApp? Confira o texto completo.

Próximas mudanças no app irão proporcionar mais segurança e privacidade aos usuários. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Próximas mudanças no WhatsApp

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, aproveitou o canal Meta Channel para falar sobre as próximas mudanças que irão ocorrer no WhatsApp. Como este é um dos aplicativos mais utilizados do mundo, qualquer mudança, mesmo que mínima, interessa os usuários.

Sabe-se que o principal propósito da Meta é tornar o aplicativo cada vez mais seguro e privativo para os usuários. Dessa forma, a empresa está adotando diversas medidas para que isso ocorra. E, também, para tornar o aplicativo mais intuitivo e fácil de ser utilizado.

Uma dessas mudanças é relativa ao relacionamento entre os usuários. Atualmente, para saber quais são os grupos em comum com um usuário, é necessário ir até o perfil da pessoa. Ou seja, abrir a conversa com ela. Mas, com a nova atualização, será preciso apenas digitar o nome do usuário na busca, e os resultados irão demonstrar os grupos em comum.

A saber, todas essas mudanças chegarão gradualmente para os usuários, como já ocorre com qualquer mudança no WhatsApp. Sendo assim, pode demorar horas, dias ou semanas para você ter acesso.

Veja também: Passo a passo para GANHAR DINHEIRO em sites internacionais: vale a pena? Até quanto é possível ganhar?

Poder de veto no WhatsApp?

Agora, iremos falar sobre a mudança mais aguardada: o poder de veto no WhatsApp, como está sendo popularmente chamado. Atualmente, após gerado um link de compartilhamento de um grupo, qualquer pessoa que tiver acesso ao mesmo pode entrar. Ou seja, basta compartilhar o link e centenas de pessoas poderão entrar em um mesmo grupo, mesmo sem serem conhecidas.

Este é um grande problema de privacidade para os usuários, pois, caso o grupo tenha informações sigilosas e for compartilhado um link de entrada, qualquer pessoa pode ter acesso às informações.

Entretanto, com a nova atualização, o WhatsApp permitirá que o administrador do grupo tenha controle entre quem está entrando na conversa. Mesmo que algum usuário compartilhe o link com pessoas desconhecidas, o administrador receberá solicitações de entrada e assim poderá vetar quem preferir. Dessa forma, o conteúdo do grupo será privado, e os membros poderão ter a segurança de que apenas pessoas aprovadas pela administração estão ali.

Mas, assim como mencionado acima, a Meta irá liberar essa atualização aos poucos para os usuários. Sendo assim, fique atento à sua loja de aplicativos e ao seu próprio app para conferir se já tem acesso ou não.

Veja também: WhatsApp ouve usuários e corrige um dos MAIORES PROBLEMAS do aplicativo

WhatsApp muda formato de enquetes no iOS

A princípio, a opção de realizar enquetes surgiu no app no final de 2022, o que facilitou muito a vida de usuários de grupos. Neste momento, no entanto, o mensageiro continua trazendo alterações para a função, de modo a deixá-la ainda mais cômoda de usar.

Segundo informações de testadores betas, agora a versão para iOS permite que o criador da enquete restrinja somente uma resposta certa selecionável. Ou seja, pode haver diversas opções, mas somente uma estará correta. A mudança pode ser útil porque, dependendo da enquete, pode não ser melhor uma questão de múltipla escolha sem resposta.