PND: último dia para pagamento da taxa de inscrição

Os candidatos que se inscreveram na Prova Nacional Docente (PND) e que não conseguiram a isenção da taxa têm até esta quarta-feira, dia 6, para efetuar o pagamento. Este prazo foi informado na última sexta-feira, dia 1º. Então, se você está nessa situação, não deixe para a última hora!

Para fazer o pagamento, a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) foi gerada quando você se inscreveu. Caso precise reimprimí-la, é só acessar a Página do Participante no site do Governo. O valor da taxa é de R$ 85, que pode ser pago em bancas, casas lotéricas ou até mesmo pelos aplicativos dos bancos.

Finalidades

Essa prova anual oferece uma chance diferenciada para quem quer entrar na carreira de docente. Ela avalia os conhecimentos e habilidades dos professores, ajudando as redes estaduais e municipais na seleção de profissionais capacitados. Para as escolas, a avaliação ajuda a simplificar e a baratear os processos seletivos, resultando em contratações mais eficientes.

Em 2025, a PND teve a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais de todas as regiões do Brasil. É uma prova que ganha cada vez mais reconhecimento e importância.

Prova

A aplicação da PND, também chamada de CNU dos Professores, está marcada para o dia 26 de outubro e será organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme o edital.

A prova vai se basear na avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), focando em 17 áreas de licenciatura. Aqui estão as áreas que você precisa conhecer:

  1. Artes Visuais
  2. Ciências Biológicas
  3. Ciências Sociais
  4. Computação
  5. Educação Física
  6. Filosofia
  7. Física
  8. Geografia
  9. História
  10. Letras – Inglês
  11. Letras – Português
  12. Letras – Português e Espanhol
  13. Letras – Português e Inglês
  14. Matemática
  15. Música
  16. Pedagogia
  17. Química

A prova será composta por questões de múltipla escolha e também por perguntas discursivas, cobrindo tanto conteúdos gerais quanto específicos de cada área.

O que é a PND

A Prova Nacional Docente (PND) foi criada em 2025 com a missão de elevar a qualidade da formação dos professores. O objetivo é motivar a realização de concursos públicos e processos seletivos pelas redes de ensino. Assim, busca-se ingressar profissionais mais qualificados no ensino público.

É importante ressaltar que a prova não é um concurso unificado, mas sim uma ferramenta que pode ser utilizada pelas redes de ensino. Do ano que vem em diante, gestores de educação podem considerar a nota da PND como parte do processo seletivo, seja como critério principal ou complementar.

Contudo, a utilização dos resultados da PND não é obrigatória para todos os estados e municípios. Essa prova integra o programa Mais Professores para o Brasil, iniciado em 2024. A iniciativa tem como meta atender mais de 2,3 milhões de docentes no Brasil, fortalecendo a formação e valorizando os profissionais do magistério.

Assim, se você é um candidato, esteja atento aos prazos e prepare-se para essa nova etapa!