Plano de ASSINATURA do WhatsApp já está funcionando? Saiba quanto vai custar

A versão paga está em fase de teste pela Meta e pode ser lançada em breve. Outros aplicativos de mensagem já oferecem planos de assinatura.

As atualizações dos aplicativos, especialmente daqueles de redes sociais, já são uma constante e necessárias para corrigir falhas e apresentar mudanças na usabilidade. A novidade da vez fica por conta do plano de assinatura do WhatsApp, que está em fase de teste.

A versão paga do mensageiro pode ser lançada em breve, cobrando um adicional pela utilização de determinadas funções. A expectativa parece não ter agradado tanto assim os usuários, que estão apreensivos sobre os valores que serão cobrados.

O plano do WhatsApp deve seguir a mesma linha de outros aplicativos de troca de mensagens, como o Telegram, por exemplo, que já tem a sua versão paga em troca de serviços opcionais para os usuários. Funciona como uma versão premium.

Plano de ASSINATURA do WhatsApp já está funcionando? Saiba quanto vai custar
Recurso será liberado primeiro para o WhatsApp Business. Foto: divulgação

Quanto vai custar o plano de assinatura do WhatsApp?

O primeiro ponto a esclarecer é que o serviço gratuito não vai deixar de existir, o que vai acontecer é a criação de um serviço pago, será algo a mais que o usuário pode escolher se quer ou não ter. A Meta está estudando a criação de vantagens exclusivas para a versão paga.

Ainda não há uma definição ou confirmação sobre os valores desse plano premium, contudo existem especulações na internet que indicam os possíveis preços, com base no que é cobrado pelo Telegram. O aplicativo concorrente do WhatsApp cobra entre R$ 12,49 e R$ 24,90 dos seus usuários.

Para se manter na competitividade do mercado, o WhatsApp deve seguir essa média de preço.

Saiba mais: Comunidades do WhatsApp: como será este novo recurso do app?

O que muda na versão paga do app?

Devem ser adicionados recursos exclusivos para os clientes da versão paga, entre eles há expectativa para a possibilidade de criar um link próprio para o chat e o uso em até 10 dispositivos ao mesmo tempo. Atualmente é possível acessar a conta em até 4 aparelhos conectados e um celular.

Por enquanto o WhatsApp não divulgou nenhuma informação oficial a respeito da versão paga, os testes que começaram em meados de maio deste ano continuam, mas sem previsão de lançamento. As mudanças devem chegar primeiro ao WhatsApp Business Beta, versão destinada aos lojistas, e aparecerão em uma nova aba do app.

Pode ser que a liberação ocorra de forma gradual, em alguns países primeiro para depois ser liberada no mundo todo. É possível ainda que a versão premium passe por alterações até que seja lançada oficialmente. Para verificar a disponibilidade, mantenha seu app sempre atualizado com a versão mais recente do aplicativo.

Saiba mais: Passo a passo para utilizar o MESMO WhatsApp em dois celulares diferentes