Passo a passo para fazer Pix sem ter dinheiro na conta; como isso é possível?

Veja como funciona a função!

Se você precisa fazer um pix, mas não tem saldo em conta no momento, saiba que isso pode não ser mais um problema. Há pelo menos duas formas de conseguir comprar um produto através da ferramenta de pagamento sem precisar, necessariamente, ter dinheiro disponível.

Quer saber quais são essas formas e como fazer um pix sem precisar se preocupar em ter saldo? Então continue nos acompanhando logo abaixo para conferir todas as informações importantes que separamos!

Veja como fazer transferências via pix sem precisar ter saldo em conta!
Veja como fazer transferências via pix sem precisar ter saldo em conta! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pix com saldo de outros bancos

A princípio, alguns bancos estão oferecendo a possibilidade aos seus clientes de utilizarem o pix com o saldo de outras instituições financeiras. O Itaú, por exemplo, anunciou que vai liberar a função para os usuários já em novembro, o que possibilitará transações com saldo de outro lugar.

No caso, essa possibilidade só é possível pelo Open Finance, sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados dos consumidores com outras instituições. Apesar disso, esse tipo de pagamento só pode acontecer caso o cliente autorize a transação por esse meio. Confira os bancos que já oferecem a modalidade de transação:

  • Santander: a opção aqui fica disponível quando a transferência em outros bancos começa;
  • Bradesco: passou a distribuir a ferramenta de graça;
  • Banco do Brasil: disponibiliza o pix para mais de dez instituições financeiras.

Através da novidade, acredita-se que o pix passará a ser utilizado por ainda mais brasileiros no futuro, visto que ele surgiu há dois anos e já é a transação favorita de mais de 51 milhões de usuários no país todo. Além disso, o compartilhamento de dados da função Open Finance ajuda os clientes a gerirem suas contas, já que permite transações desde que se tenha saldo em outro lugar.

Veja também: Apps que prometem pagar via Pix: até quanto é possível ganhar?

Pix garantido

Agora, se você precisa realizar uma compra na hora, mas não tem dinheiro em conta em nenhuma das instituições nas quais tem cadastro, o pix pagantido pode ser uma solução. Basicamente, a instituição financeira utiliza o limite de crédito do seu cartão para poder emprestar dinheiro na hora do pagamento. Ele atua, portanto, como se fosse um cartão de crédito, mas a diferença é que concede o dinheiro total necessário para pagar o produto e divide o débito em parcelas no cartão.

Para utilizar a modalidade só é necessário ter limite disponível no cartão de crédito e selecionar o número de parcelas que deseja pagar. Como a modalidade funciona através de um empréstimo (a instituição paga o valor total e depois você tem que pagar as parcelas), ela está sujeita a taxas e juros, que podem acabar aumentando o valor do débito. Portanto, antes de optar pela modalidade, utilize a simulação para decidir em quantas vezes pretende pagar e quais os juros que incidirão no valor.

No caso, essa opção é mais aconselhada para quando precisamos pagar uma conta no dia do vencimento, por exemplo, ou quando o valor à vista compensa mais do que os juros incidentes. Entretanto, é sempre bom ponderar se vale a pena ou não apostar na ferramenta, pois ela pode acabar atropelando algumas finanças no futuro.

Veja também: Aprenda a realizar um PIX utilizando saldo de OUTRAS contas bancárias