PIX: o que fazer quando se manda o DINHEIRO para a conta errada

Você já passou pelo terror de mandar dinheiro para uma conta errada, de uma pessoa que você nem conhece? Veja como se livrar desse problemão.

O Pix, desde que foi lançado e entrou no cotidiano dos brasileiros, é um imenso êxito dentro do escopo de serviços financeiros brasileiros. Todavia, seu uso simples, fácil e intuitivo muitas vezes pode gerar consequências, problemas e transtornos que ninguém gostaria de experimentar. Quando ocorre de você mandar o Pix errado para a conta corrente de outra pessoa, geralmente um estranho.

Com efeito, ao experimentar essa situação há duas possibilidades: de um lado uma pessoa qualquer recebeu um valor que lhe era devido; de outro lado, uma pessoa arrancando os cabelos de desespero por pensar ter perdido seu dinheiro. As duas situações não são confortáveis e podem trazer perigos.

PIX: o que fazer quando se manda o DINHEIRO para a conta errada
Como se livrar deste problema – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pix errado é algo em que todos devem se conscientizar

Antes de mais nada, nunca se aproprie com um Pix que não mandaram de verdade para você. Se você não está esperando um dinheiro na sua conta, sempre tenha cautela ao recebê-lo. Em primeiro lugar, é preciso explicar que quem recebe um dinheiro que não é seu, não fica com este dinheiro. Fazer isso é crime.

O que se recomenda é que, caso ocorre de receber um dinheiro estranho em sua conta, nem pense duas vezes. Devolva o que foi depositado imediatamente. Caso não proceda a devolução para o quem fez o tal Pix ou pelo menos para a instituição de onde veio a remessa. Dessa maneira você se protege do crime de apropriação indevida de valores.

Muito recentemente entrou em pauta através da mídia que houveram alguns casos em que os Pix’s chegaram por um engano de quem mandou e o recebedor se apropriou do dinheiro sem maiores constrangimentos. Em casos como estes, fecharam a conta junto ao banco logo após o recebimento do valor. A intenção seria ocultar os valores e não ser rastreado.

Veja também: Como ganhar Pix de graça no PagBank; passo a passo simplificado

Fiz um Pix errado: o que fazer?

Caso você se distraia e mande um Pix sem prestar atenção ao destinatário, o que se deve fazer para reaver a quantia? A saber: antes de mais nada, em primeiro lugar deve-se entrar em contato com o banco imediatamente. Preferencialmente você deve ir pessoalmente á sua agência bancária. No caso de bancos digitais onde não existem agências, faça contato no serviço de atendimento ao cliente. Só assim você conseguirá alguma chance de rastrear o valor e, provavelmente, recuperá-lo.

Com efeito, não existe exceção para esta regra. E ela não garante que você recupere o dinheiro, infelizmente. Todavia a única maneira de evitar esse transtorno é profunda e silenciosa atenção na hora de fazer um Pix. Ainda mais quando os valores são altos. Estamos falando de uma transação que ocorre em ambiente virtual e que se dá instantaneamente. Ela necessariamente precisa de um nível de atenção superior ao fazer. Em conclusão, tenha total atenção ao digitar valores e informações de suas chaves.

Veja também: Pix usando outra conta de banco: saiba o que é Open Banking e o que muda nas transferências