PIX e RESTITUIÇÃO do IR 2023? Serão pagos hoje R$ 7,5 bilhões à 4.129.925 contribuintes

Os contribuintes que escolheram o PIX para a restituição do IR serão prioridade na hora do recebimento. Veja o calendário completo.

A restituição do Imposto de Renda 2023 traz uma novidade: 30% dos contribuintes que têm direito a receber o valor serão beneficiados pelo Pix. Nesta quarta-feira (31), o primeiro lote será pago a 4,1 milhões de pessoas, totalizando um montante recorde de R$ 7,5 bilhões.

A Receita Federal informa que, dos 34,2 milhões de contribuintes que enviaram a declaração até segunda-feira (29), 64% terão direito à restituição.

Quem escolheu receber em PIX será prioridade na restituição
Quem escolheu receber em PIX será prioridade na restituição. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem escolheu receber em PIX será prioridade na restituição

Dentre esses, o pagamento instantâneo será utilizado para 30% dos casos. Neste ano, os contribuintes que escolheram o Pix (com CPF cadastrado) ganharam prioridade no recebimento.

Outra inovação em 2023 é a declaração pré-preenchida, que também faz parte das prioridades. Além disso, os grupos prioritários incluem pessoas com mais de 80 anos, indivíduos acima de 60 anos e aqueles portadores de doenças graves, entre outros. A ordem de envio da declaração à Receita Federal também é considerada: quem declara primeiro, recebe primeiro.

O cronograma de restituições prevê o pagamento do segundo lote em 30 de junho e o terceiro lote em 31 de julho. Os contribuintes que ficarem no quarto lote receberão em 31 de agosto, enquanto o quinto lote será o último e pago em 29 de setembro.

A adoção do Pix como forma de pagamento na restituição do Imposto de Renda demonstra a crescente popularidade desse sistema. Com agilidade e praticidade, os contribuintes podem usufruir de seus valores de forma mais rápida e eficiente.

Em suma, a restituição do Imposto de Renda 2023 traz avanços significativos, como a utilização do Pix e a declaração pré-preenchida. Essas mudanças visam facilitar a vida dos contribuintes e garantir que os valores sejam recebidos de maneira mais ágil e eficaz. Fique atento ao cronograma de restituições e não perca os prazos estabelecidos pela Receita Federal.

Veja também: É isto que acontece quando você coloca o CPF nas NOTAS de compra; atente-se!

Principais erros na declaração que caem na malha fina

Um dos erros mais comuns é omissão de rendimentos ou informações, especialmente aquelas que estão ligadas a outras pessoas, como dependentes ou cônjuges. Outro erro é a falta de comprovação de despesas médicas, que são uma das principais deduções permitidas pela Receita Federal. É importante guardar todos os recibos e comprovantes dessas despesas para evitar problemas.

Outro erro que pode levar o contribuinte a cair na malha fina é a divergência de informações entre a declaração do Imposto de Renda e outras fontes, como a Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira (DIMOF). Por isso, é importante conferir todas as informações antes de enviar a declaração.

Por fim, o que pode levar o contribuinte a cair na malha fina é a falta de informação sobre dívidas e empréstimos. É importante declarar essas informações corretamente, inclusive as dívidas que foram quitadas durante o ano, para evitar problemas.

Evitar esses erros é fundamental para evitar a malha fina e garantir a restituição do Imposto de Renda. Por isso, é importante fazer a declaração com cuidado e atenção aos detalhes, evitando omissões e erros que possam atrasar o processo. Com a restituição, o contribuinte tem a oportunidade de ajustar as finanças e investir em objetivos pessoais, por isso, é fundamental evitar problemas e garantir o recebimento do valor.

Veja também: Não vai receber no primeiro lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Confira próximas datas dos pagamentos!