Ainda dá tempo: veja como SACAR o PIS/Pasep na CAIXA e no BB

Os brasileiros que recebem o abono salarial PIS/Pasep já podem fazer o saque. Aprenda a consultar o saldo e a data limite do resgate.

O abono salarial do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação Patrimonial do Servidor Público) é pago todos os anos a duas categorias de trabalhadores do país. O primeiro grupo recebe o Programa de Integração Social, os brasileiros que são contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). O segundo grupo recebe o PASEP, atuam, como o nome já diz, no serviço público. 

A verdade é que o Governo Federal já liberou os saques de todos trabalhadores CLT e funcionários públicos. Ou seja, o calendário do abono salarial de 2023 já está completo. Com isso, muitas pessoas temem não poder mais resgatar o benefício, uma vez que acreditam que perderam a data. Continue lendo esta matéria para saber se existe um novo prazo para saque. 

veja-como-SACAR-o-PIS-Pasep
Saiba qual é o prazo máximo para resgate do PIS/Pasep – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Não saquei o meu PIS/PASEP, perdi o benefício?

Antes de mais nada, é importante deixar claro quem pode receber o PIS/Pasep. Conforme já mencionado, o benefício é destinado aos brasileiros que atuam como trabalhadores com carteira assinada ou funcionários públicos. Mas, não basta estar nestas categorias para ter acesso ao abono. Na verdade, o pagamento que funciona como uma espécie de décimo quarto salário possui alguns critérios de elegibilidade. Confira. 

  • Em primeiro lugar, o brasileiro precisa ter atuado como CLT ou servidor público por, ao menos, 30 dias durante o ano-base de 2021;
  • Além do mais, sua renda mensal máxima deve ser de dois salários mínimos;
  • Outro critério é que a pessoa esteja como servidor ou CLT há, ao menos, cinco anos. Este também é o prazo mínimo que ela deve ter inscrita no PIS/Pasep;
  • Por fim, precisa ter todos os seus dados atualizados nada RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). 

Vale destacar que o pagamento do PIS é feito com base na data de aniversário do trabalhador. Os que nasceram em janeiro, por exemplo, podem receber nos primeiros lotes. Enquanto isso, o pagamento do Pasep é feito baseado no último algarismo do número de inscrição da pessoa. Em ambos os casos, os lotes já foram finalizados. Ou seja, todos os trabalhadores brasileiros que se enquadram nos critérios já podem sacar o abono em 2023. 

Quem ainda não efetuou o saque, não precisa ficar desesperado. Afinal, a data limite do resgate é no dia 28 de dezembro de 2023. Vale destacar que essa data é válida para todos os trabalhadores – inclusive os que tiveram o resgate do PIS/Pasep liberado nos primeiros lotes. 

Veja também: Portal Cidadão CAIXA: saiba tudo sobre o Auxílio GÁS, Abono salarial, Bolsa Família e MAIS

Como eu posso fazer a consulta?

Os brasileiros que desejam fazer a consulta do PIS/Pasep, podem acessar o app do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. O PIS é distribuído por meio do Caixa Tem: https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx

Enquanto isso, o PASEP pode ser acessado pelo BB Pasep: https://www.bb.com.br/site/setor-publico/beneficios-sociais/pasep/. Vale destacar que os dois aplicativos podem ser encontrados na Apple Store ou Google Play Store. 

Veja também: Abono salarial 2023: veja se você faz parte da LISTA de trabalhadores que poderão receber uma BOLADA