É possível sacar o PIS/Pasep fora do calendário? Quase 500 mil pessoas ainda não sacaram

Confira na matéria como sacar o PIS/Pasep fora do calendário. Leia.

Hoje, uma grande parcela de trabalhadores ainda não sacaram os valores referentes ao PIS/Pasep de 2020. O número é bem grande, chegando a quase 500 mil pessoas. Dessa maneira, o valor “esquecido” alcançou a marca de R$ 400 milhões de reais. 

Assim, para quem ainda não fez o saque da quantidade, é possível ter acesso. Muitas pessoas podem ser beneficiadas pelo valor extra. Para saber como sacar e se você tem direito, acompanhe a matéria abaixo. 

É possível sacar o PIS/Pasep fora do calendário? Quase 500 mil pessoas ainda não sacaram
Confira mais detalhes sobre o saque PIS/Pasep / Imagem: Divulgação.

Quem pode fazer o saque?

Segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência, além dos valores de 2020, muitas pessoas não sacaram também os de 2019. Assim, o maior número de esquecidos foram pelos funcionários públicos, ou seja, os valores do Pasep. 

Entretanto, muitas pessoas ainda seguem em dúvida se podem ou não ter acesso aos valores. Para isso, é necessário seguir alguns pré-requisitos. Assim, podem ter acesso a um dos valores quem trabalhou pelo período de no mínimo trinta dias no ano base do pagamento. Ainda, é necessário que o funcionário tenha recebido até dois salários mínimos. 

Além disso, também é importante que o mesmo esteja com a inscrição no PIS/Pasep feita por ao menos cinco anos. Por fim, vale lembrar que é importante que os mesmos possuam a inscrição corretamente atualizada na Relação Anual de Informações Sociais, o Rais.

Contudo, quem trabalhou como funcionário rural, doméstico ou contratado por pessoas físicas não têm direito aos valores. Por fim, vale lembrar que para os titulares que faleceram, os dependentes ou sucessores legais podem ter acesso à quantia.

Veja também: Novo saque PIS/Pasep; 10 milhões de trabalhadores ainda não foram sacar os valores

Como consultar o PIS/Pasep? 

Dessa maneira, se ainda restam dúvidas se é ou não possível fazer o saque dos valores, existe a possibilidade de fazer uma consulta. Sendo assim, para isso é necessário acessar o portal do governo por meio do seguinte endereço eletrônico:

https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=contas.acesso.gov.br&authorization_id=180e3487868.

Entretanto, o login é feito através da conta Gov.br. 

Sendo assim, para fazer a consulta, o trabalhador precisa indicar o número do seu CPF. Após realizar o login, é necessário selecionar “Benefícios” e em seguida “Abono salarial”. Lá será possível observar se há a possibilidade de saque. Entretanto, uma outra possibilidade é telefonar no número 158. 

Contudo, quem possui dificuldade em saber o número do PIS ou Pasep pode também fazer consultas. Sendo assim, para os trabalhadores do sistema privado, o telefone para saber o número do PIS é 0800-726-0207. Entretanto, para os trabalhadores do sistema público, a central para saber o número do Pasep é 4004-0001 ou 0800-729-0001. Por fim, vale lembrar que o sistema de PIS é coordenado pela Caixa Econômica, enquanto o sistema Pasep possui coordenação do Banco do Brasil. 

Veja também: Brasileiros que trabalharam em 2021 podem receber o abono PIS/Pasep, confira o calendário de pagamento