PIS/Pasep 2021: calendário de pagamentos DEFINIDO? Quando posso sacar?

Aposentados e pensionistas têm dúvidas se em 2023 o pagamento do benefício será duplicado

Os trabalhadores brasileiros têm sido pegos de surpresa devido ao pagamento do PIS/PASEP referente ao ano-base 2021. Muitos deles ainda não sabem quando receberão o montante pago pelo governo, uma vez que a União não publicou qual a data estimada para realização dos pagamentos. Tudo isso está diretamente relacionado com o período de pandemia. Confira a matéria e entenda tudo sobre o assunto.

Haverá pagamento duplo do PIS/PASEP em 2022? | Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

O que é o PIS/PASEP

O PIS/Pasep trata-se de um benefício pago aos trabalhadores brasileiros e de modo anual. Ou seja, a cada ano, os celetistas recebem um valor referente ao ano anterior de trabalho. Isso quer dizer que se você trabalhou de carteira assinada no ano de 2021, por pelo menos 30 dias, você tem direito a receber o PIS/PASEP em 2022. Além disso, outro requisito de exigido pelo governo para receber o auxílio é ter tido seu primeiro emprego registrado em carteira há pelo menos 5 anos, no mínimo. 

O valor do PIS/PASEP pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente chega a um salário mínimo (valor máximo a ser pago). Ou seja, cada trabalhador só poderá receber até R$ 1.212 em conta. 

Veja também: Trabalhadores podem retirar valores do PIS/Pasep ainda ESTE ano?

Auxílio continua em atraso e sem previsão para pagamento 

Em 2020, quando a pandemia teve início no Brasil, o PIS/PASEP deixou de ser pago aos trabalhadores. A justificativa era de que o valor seria investido em outras demandas e setores para minimizar os efeitos da crise sanitária.

Neste sentido, o PIS 2020 que deveria ser pago em 2021 não foi repassado para os profissionais. Só agora em 2022, o governo voltou a pagar o PIS. Porém, neste ano, o governo pagou apenas o PIS referente a 2020 e o valor de 2021 ninguém sabe quando irá receber. 

A esperança dos profissionais é de que o valor referente a 2021 também seja pago esse ano, mas o governo não apresenta dinheiro em caixa devido ao orçamento apertado que sobrou após aprovar a PEC dos benefícios. Neste sentido, os trabalhadores anseiam pelo pagamento duplicado neste ano. Confira a seguir um resumo dos pagamentos: 

  • 2020 (pago em 2022) 
  • PIS/PISEP 2021 (ainda não foi pago, sem previsão de pagamento)

Veja também: Já trabalhou de carteira assinada? É possível que você tenha algum valor esquecido no PIS/Pasep, consulte

Como ficará o PIS/PISEP dos próximos anos

Outra dúvida que angústia os profissionais é como ficarão os próximos anos de pagamento. Quando será pagado o PIS/PISEP ano-base 2022, uma vez que o de 2021 ainda continua atrasado? Para que o pagamento se regularize o PIS/PISEP 2022 seja pago em 2023, é necessário quitar com os trabalhares o PIS/PISEP 2021 que ainda se encontra em atraso. 

As chances de ocorrer um pagamento duplo ainda nesta ano são quase inexistentes. O governo tem dito altos gastos com a PEC dos benefícios, como já dissemos. Além disso, o ano eleitoral também dificulta o pagamento de benefícios com o PIS/PASEP.