PIS acaba de ser atualizado? Descubra até quanto os trabalhadores poderão sacar

PIS está sendo assunto entre trabalhadores. Entenda o motivo.

Durante o ano de 2022, o PIS foi um assunto bastante comentado. Porém, algumas pessoas ainda tem dúvida acerca do benefício que está sendo pago durante este ano. Isso porque algumas mudanças aconteceram no período. 

Essas modificações foram causadas pelo período de pandemia. Assim, valores de épocas anteriores ficaram disponíveis para a população. Entenda como está funcionando o pagamento. 

PIS acaba de ser atualizado? Descubra até quanto os trabalhadores poderão sacar
Entenda como funciona o PIS durante 2022 – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é uma iniciativa que busca oferecer o valor de um salário mínimo para os trabalhadores que seguirem todos os requisitos do programa. Ele é oferecido para aqueles que trabalham no serviço privado. O repasse corre através da Caixa Econômica Federal. 

Junto dele também costuma ser pago o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Ele funciona de maneira idêntica ao PIS. A diferença entre eles é que o Pasep é o pagamento para os funcionários do serviço público. Logo, seus repasses ocorrem através do Banco do Brasil. 

Vale lembrar que, normalmente, os valores do PIS/Pasep são oferecidos um ano depois do período trabalhado. Assim, as pessoas que atuaram com carteira assinada durante 2020, por exemplo, deveriam receber seu pagamento em 2021. 

Assim, para conseguir ter acesso aos pagamentos é necessário seguir algumas dicas. Primeiro, o trabalhador deve estar inscrito no programa há pelo menos 5 anos. Também é necessário que tenha trabalhado por, pelo menos, 30 dias durante o ano-base e que tenha carteira assinada. 

Nesta época, deveria ter recebido o pagamento de até dois salários mínimos por mês. Por fim, é solicitado que as informações sobre a contratação estejam disponíveis na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Este último processo é realizado diretamente pelo empregador. 

Saiba mais: Saiba quem tem DIREITO às COTAS do PIS/PASEP; saque pode ser feito na hora?

Pagamentos em 2022

Durante o ano de 2022 é possível realizar o saque de vários períodos. Dentre eles o mais comentado é o de 2020. O benefício está sendo oferecido para todos aqueles que atuaram seguindo as regras durante o ano. 

De acordo com o Ministério da Cidadania ainda existem 400 mil pessoas que não conseguiram sacar os valores. Lembrando que seu pagamento aconteceu entre fevereiro e março deste ano. Contudo, como a procura foi baixa, o governo resolveu liberá-lo até o mês de dezembro. 

Assim como comentado anteriormente, em razão da pandemia, o pagamento que deveria ter ocorrido em 2021 ficou disponível apenas agora. 

Vale lembrar que o cálculo do repasse é feito considerando o salário mínimo vigente durante o ano de pagamento. Também, conta-se os meses trabalhados pelo funcionário. Só recebem a quantia cheia aqueles que atuaram durante os 12 meses do ano. Atualmente esse valor é de R$ 1.212.

Porém, um assunto que tem sido bastante discutido recentemente é em relação aos pagamentos do ano de 2021. Eles deveriam ocorrer agora. Entretanto, com o repasse de outros anos realizados, esse processo foi passado para 2023. 

Ainda não é possível ter muitas informações sobre ele. Isso porque o governo não liberou um calendário oficial de pagamento. Porém, a expectativa é que seja possível sacá-lo durante os primeiros meses do ano. 

Já em relação aos valores, é bastante provável que ele siga a quantia estabelecida como salário mínimo durante o ano de 2023. Contudo, só será possível ter mais informações sobre a iniciativa no começo do próximo ano. 

Veja também: Como faço para SACAR o abono retroativo do PIS/Pasep? Confira no passo a passo!