Este é o “PIOR” tipo de EMPRÉSTIMO para os brasileiros; entenda a declaração do Banco Central

Apesar de ser o empréstimo que possui as melhores condições de pagamento, o número de reclamações é alto, especialmente por causa de irregularidades nos contratos.

É comum que em algum momento da vida você tenha que recorrer a um uma linha de crédito para realizar um sonho, concluir um projeto ou diante de uma situação de urgência. Devido ao alto juros do cartão de crédito, muito brasileiros acabam optando pelo empréstimo, só que existem vários tipos diferentes, com um deles sendo o pior de todos.

Esse tipo de empréstimo é classificado dessa forma pelo fato de registrar a maior quantidade de reclamações por parte dos clientes, com base nos dados do Banco Central. Para chegar a esta conclusão a instituição analisou diversos fatores e também deu algumas dicas de como evitar problemas e estresse com a linha de crédito.

Isso porque é preciso estar atento a todos os termos do contrato, as taxas, valores, prazos e formas de cobrança. Além disso, é preciso avaliar o seu orçamento para ter uma noção se cabe ou não o pagamento das prestações, pois atrasar pode gerar um grande transtorno e acabar gerando dívidas.

Este é o “PIOR” tipo de EMPRÉSTIMO para os brasileiros; entenda a declaração do Banco Central
O empréstimo consignado apresenta queixas diversas com relação às taxas, prazos, descontos indevidos, entre outras coisa. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Qual é o pior tipo de empréstimo?

É o empréstimo consignado que lidera em termos de reclamações dos clientes. De acordo com o Banco Central, as queixas se devem ao fato de muitos contratos assinados apresentarem irregularidades, o que prejudica as pessoas. Para evitar este tipo de problema é recomendado observar as taxas de juros, as condições do contrato e os prazos estabelecidos.

Também é preciso verificar se a instituição financeira é regulamentada pelo Banco Central e se possui permissão para oferecer o empréstimo consignado. Além disso, outro problema que costuma ocorrer, especialmente entre os aposentados e pensionistas, é com relação ao recebimento do empréstimo consignado sem que a pessoa tenha feito à solicitação à instituição financeira.

A dica de ouro é para sempre ler todo o contrato e compreender todas as cláusulas antes de assinar, se ficar alguma dúvida procure esclarecer antes de tomar qualquer decisão. Leve o tempo que precisar para decidir por solicitar ou não o empréstimo, avaliando com cautela sua condição financeira.

Para evitar cair em golpes recuse oferta de consignado ou de qualquer outro serviço bancário oferecido por ligação telefônica, aplicativo, site ou outro meio que não seja o canal oficial do banco.

Veja também: Empréstimo consignado do Auxílio Brasil está sendo INVESTIGADO: e agora?

Confira os detalhes sobre o consignado

O pior tipo de empréstimo, o consignado, possui taxas de juros mais baixas do que outros tipos de empréstimos e de linhas de crédito, isso porque o valor é descontado mensalmente diretamente da folha de pagamento ou do benefício que a pessoa recebe. Podendo ser uma opção até mesmo para quem está com o nome sujo.

O consignado pode ser solicitado por funcionários de empresas privadas, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Basicamente são pessoas que possuem uma fonte de renda fixa, o que oferece uma maior garantia ao banco de que o empréstimo realmente vai ser pago, diminuindo o risco de inadimplência.

Além dessas particularidades, existem outras que são: o parcelamento em até 84 vezes, a depender do valor e do banco; o pagamento não pode ser adiado ou suspenso; existem um limite de margem consignável, ou seja, o percentual da renda que pode ser comprometido com o empréstimo; pode ser refinanciado; e não possui limite de linhas de crédito.

Veja também: EMPRÉSTIMO via Inteligência Artificial? Entenda a possibilidade!