ESTAS pessoas estão proibidas de usarem iPhone; entenda o motivo

Proibiçã foi anunciada pelo governo russo, com o objetivo de atingir funcionários que têm ligação com a organização das eleições presidenciais de 2024 na própria Rússia.

Algumas pessoas estão proibidas de usarem iPhone, o popular aparelho celular da marca Apple. Esta determinação partiu do governo da Rússia, de acordo com as informações que ganharam as redes sociais. No entanto, ainda há dúvidas da razão que envolve este pedido feito por parte do governo. Vem entender melhor este assunto!

De acordo com um jornal local russo, esta ação polêmica vai afetar, sobretudo, os processo de comunicação do país em questão. E isso acontece justamente por que as pessoas que não vão mais poder usar o celular da Apple são autoridades da Rússia.

Esta determinação do governo tem como objetivo focar nas pessoas que vão trabalhar diretamente com a preparação para a realização das eleições presidenciais do ano que vem, em 2024.

ESTAS pessoas estão proibidas de usarem iPhone; entenda o motivo
Razão da proibição está diretamente ligada ao governo russo Foto: divulgação

O que diz o governo russo das pessoas proibidas de usarem iPhone?

De forma prática, o que o governo russo quer dizer com esta decisão de proibir o uso dos iPhones, também segundo o jornal local, é de que estes aparelhos da Apple são bastante vulneráveis no que diz respeito às agências de inteligências do Ocidente. Além disso, o governo ainda deu um prazo para que estas pessoas façam a troca dos seus telefones celulares: dia 1º de abril, que está bastante próximo.

Esta determinação foi anunciada pelo primeiro vice-chefe da administração presidencial, Serguei Kiriyenko. O anúncio ocorreu durante a realização de um seminário do governo russo, que foi desenvolvido para as autoridades que têm envolvimento com a política. Todas as informações divulgadas aqui são do jornal Kommersant, que é da Rússia.

Entretanto, mesmo diante de todas as informações que foram divulgadas de forma massiva pela imprensa da Rússia, um porta-voz do governo nacional, de nome Dmitry Peskov, não confirmou nenhuma destas determinações, mas também não negou.

O que o porta-voz russo informou foi que os smartphones não devem ser usados no que diz respeito aos negócios oficiais. De acordo com Dmitry Peskov, conforme foi anunciado localmente, qualquer telefone possui mecanismos que são considerados transparentes, sem considerar o seu sistema operacional, seja ele Android ou iOS.

Veja também: Seu celular poderá ficar SEM WhatsApp em breve; entenda!

Afinal, qual é o futuro dos celulares da Apple no país?

De acordo com o jornal local que vazou as outras informações, o governo russo deve dar outros novos aparelhos, que possuem outro sistema operacional, para substituir os iPhones que são utilizados por pessoas ligadas ao governo. É importante ressaltar que esta proibição do uso de celulares Apple foi determinada para quem tem envolvimento na chamada política doméstica, de forma exclusiva.

Ainda é necessário lembrar que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirma que não possui celular, apesar do porta-voz afirmar que o líder russo costuma usar a internet, mesmo que não seja de forma frequente.

Outra situação importante de ressaltar é que, após a Rússia invadir a Ucrânia, no ano de 2022, espiões ligados aos Estados Unidos e também à Grã-Bretanha reivindicaram um furo de reportagem sobre quais eram as intenções de Putin em invadir o país vizinho.

Saiba mais: Funções ESCONDIDAS nos celulares com Android: confira!