No limite do DESESPERO? PENÚLTIMA parcela abono salarial do PIS/Pasep 2023 será paga HOJE (16): veja se você recebe

Os trabalhadores brasileiros já podem contar com a grande maioria das parcelas provenientes do abono salarial 2023, considerando as regras que condicionam os pagamentos.

Como é de conhecimento geral, todos os trabalhadores brasileiros incluídos no regime formal da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) são amparados por uma série de direitos básicos que podem variar entre a oferta de benefícios e outras condições básicas.

Neste sentido, dentre todos esses direitos, tem-se o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep. O PIS/Pasep prevê que todo trabalhador possa sacar, anualmente, uma nova rodada de pagamentos, a depender exclusivamente do ato de cumprir as regras impostas.

Desse modo, de acordo com o calendário oficial de repasses do PIS/Pasep 2023, já é possível contar com a penúltima parcela do benefício. Logo, vale conferir as datas de ofertas e saber quem já tem dinheiro disponível para resgate e quem poderá contar com a quantia em breve.

No limite
Regras de pagamento / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem pode receber o PIS/Pasep nesse ano de 2023?

Uma das maiores dúvidas dos trabalhadores formais brasileiros está justamente voltada para a concessão do abono salarial do PIS/Pasep. Essa incerteza é dada porque, apesar do benefício estar disponível para a classe descrita, existem outras regras que condicionam a liberação do pagamento.

Como dito anteriormente, normalmente, o PIS/Pasep é ofertado de forma anual. Assim sendo, o pagamento sempre acontece no ano seguinte em que o trabalhador pôde realizar suas atividades de acordo com as normas impostas pelo regime formal.

Em contrapartida, os anos de 2020 e 2021 não contaram com os repasses do PIS/Pase. Essa impossibilidade foi proveniente do pico da pandemia, que implicou que o Governo Federal tomasse uma série de medidas voltadas ao impacto financeiro da época.

Neste sentido, durante o ano de 2022, portanto, os trabalhadores que atuaram em 2020 puderam sacar o benefício. Já nesse ano de 2023, poderão receber todos aqueles que atuam no ano de 2021, porém, seguindo algumas outras regras, como:

  1. Estar inscrito no PIS/Pasep por, pelo menos, 5 anos;
  2. Ter atuado por, pelo menos, 30 dias no ano de 2021;
  3. Estar com todos os dados plenamente dispostos no sistema.

Veja também: Novíssimo saque do FGTS acaba de ser autorizado e trabalhadores COMEMORAM: veja como receber

Confira o valor do abono e o calendário completo dos repasses

Agora que já foi possível entender um pouco melhor sobre quem realmente está apto à concessão do PIS/Pasep, é hora de verificar o valor disposto através do benefício e qual o calendário completo de pagamentos, bem como para onde os valores são direcionados.

Em relação ao valor, portanto, vale pontuar que o repasse máximo do PIS/Pasep leva em conta os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. Assim, para saber quanto cada um vai receber, basta dividir o valor do salário atual por 12, considerando os meses do ano, e multiplicar pelos meses trabalhados em 2021.

Já em relação ao calendário, é necessário ressaltar que a disposição das datas varia para os beneficiários do PIS e do Pasep. Isso porque o PIS está direcionado para trabalhadores do setor privado, enquanto o Pasep para servidores públicos.

Assim, o calendário do PIS segue:

  • Para os nascidos em setembro: 15 de junho;
  • Outubro: 15 de junho;
  • Novembro: 17 de julho;
  • Dezembro: 17 de julho.

O calendário do Pasep segue:

  • Nº de inscrição (final) 6: 5 de junho;
  • 7: 15 de junho;
  • 8: 7 de julho;
  • 9: 17 de julho.

Todos os demais pagamentos já foram feitos. Por fim, os beneficiários do PIS devem sacar o benefício pela Caixa Econômica Federal, enquanto os do Pasep devem procurar o Banco do Brasil.

Veja também: Pronampe: saiba como funciona o programa que garante CRÉDITO para MEI