Pé-de-meia: quem nasceu em julho e agosto recebe 5ª parcela

Os alunos que fazem parte do programa Pé-de-Meia de 2025 e nasceram nos meses de julho e agosto vão receber, nesta quinta-feira (31), a quinta parcela do benefício. Cada um vai receber R$ 200, como um incentivo para que frequente as aulas. Esse valor é destinado especialmente aos alunos da rede pública que estão no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para garantir o recebimento, os estudantes precisam ter presença mínima de 80% nas aulas. O Ministério da Educação (MEC) informa que os pagamentos estarão disponíveis até o dia 4 de agosto, seguindo uma ordem baseada no mês de nascimento dos alunos.

Vamos dar uma olhadinha no calendário de pagamentos:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro: receberam em 28 de julho.
  • Nascidos em março e abril: receberam em 29 de julho.
  • Nascidos em maio e junho: receberam em 30 de julho.
  • Nascidos em julho e agosto: recebem hoje, 31 de julho.
  • Nascidos em setembro e outubro: recebem em 1º de agosto.
  • Nascidos em novembro e dezembro: recebem em 4 de agosto.

Ao todo, aproximadamente 3,3 milhões de estudantes da rede pública vão se beneficiar desse programa até segunda-feira (4).

Depósitos

A quinta parcela do programa Pé-de-Meia vai ser depositada em uma conta poupança aberta automaticamente na Caixa Econômica Federal em nome dos alunos. O dinheiro pode ser movimentado ou sacado de imediato, se o aluno preferir. Para quem já tem 18 anos, é só acessar o aplicativo Caixa Tem.

Para os menores de 18 anos, a movimentação da conta vai precisar da autorização do responsável legal. Essa autorização pode ser feita pelo próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.

Os alunos também podem consultar o status do pagamento e outras informações importantes pelo aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Além disso, as informações sobre o benefício estão disponíveis no Caixa Tem e no aplicativo Benefícios Sociais.

Incentivos

O programa oferece quatro tipos de incentivos, que podem totalizar até R$ 9,2 mil por aluno ao longo do ensino médio. É uma boa oportunidade para os estudantes de baixa renda que estão cadastrados no CadÚnico.

A proposta do Pé-de-Meia é funcionar como uma poupança, ajudando não só a manter os alunos na escola, mas também a garantir a conclusão dessa etapa tão importante da educação.

Esse programa busca democratizar o acesso à educação e diminuir as desigualdades sociais entre os jovens, promovendo a inclusão e incentivando a mobilidade social. O MEC ressalta que não é necessário se inscrever, pois todos os estudantes que atendem aos critérios são automaticamente incluídos no programa.

Agora é só ficar atento às datas e aproveitar esse incentivo na trajetória escolar!