Os estudantes do programa Pé-de-Meia que nasceram em novembro e dezembro vão receber, nesta segunda-feira (4), a quinta parcela do benefício. O valor de R$ 200 é um incentivo para que esses alunos frequentem as aulas e é destinado especificamente aos matriculados no ensino médio regular, bem como na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para ter direito a esse pagamento, é necessário que os estudantes estejam presentes em pelo menos 80% das aulas, conforme as orientações do Ministério da Educação (MEC).
Pagamento escalonado
Os pagamentos são realizados em um calendário que leva em conta o mês de nascimento dos alunos. Vamos entender como funciona:
Confira o calendário:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: receberam em 28 de julho.
- Nascidos em março e abril: receberam em 29 de julho.
- Nascidos em maio e junho: receberam em 30 de julho.
- Nascidos em julho e agosto: receberam em 31 de julho.
- Nascidos em setembro e outubro: receberam em 1º de agosto.
- Nascidos em novembro e dezembro: recebem hoje, dia 4 de agosto.
Cerca de 3,3 milhões de estudantes de escolas públicas vão receber esse benefício.
Depósitos
A quinta parcela, representando uma espécie de "poupança do ensino médio", está sendo depositada em contas poupança criadas automaticamente em nome dos estudantes em um banco público.
E o melhor: o valor pode ser movimentado ou sacado imediatamente. Para isso, os alunos que têm 18 ou mais anos podem usar o aplicativo Caixa Tem. Já os que têm menos de 18 anos precisam que um responsável legal autorize a movimentação, o que pode ser feito pelo próprio aplicativo ou em uma agência da Caixa.
O aluno ainda pode acompanhar o status dos pagamentos e obter informações sobre o programa pelo aplicativo Jornada do Estudante, disponível no MEC. Outras informações estão disponíveis também nos aplicativos Caixa Tem ou Benefícios Sociais.
Incentivos
O Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivos que, juntos, podem somar até R$ 9,2 mil por aluno ao longo do ensino médio. Isso é uma grande oportunidade para ajudar os estudantes na sua trajetória educacional.
Pé-de-Meia
Esse programa do governo federal é pensado para jovens de baixa renda do ensino médio que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Ele funciona, basicamente, como uma poupança para promover a permanência dos alunos na escola e garantir que finalizem essa etapa importante da educação.
A iniciativa busca não só democratizar o acesso ao ensino, mas também reduzir a desigualdade social entre os jovens, facilitando a inclusão e estimulando a mobilidade social. Se você ou alguém que conhece se enquadra nos requisitos, não é necessário fazer inscrição, pois todos os alunos que atendem aos critérios são automaticamente incluídos no programa.
Saiba mais e se informe sobre os requisitos para participar do programa de incentivos educacionais.