Os estudantes do programa Pé-de-Meia, que nasceram em maio e junho, recebem hoje, dia 30, a quinta parcela de R$ 200. Esse valor é um incentivo para que eles frequente suas aulas. A iniciativa é destinada aos alunos da rede pública que estão no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para conseguir esse benefício, o Ministério da Educação (MEC) pede que os estudantes mantenham uma presença em sala de aula de pelo menos 80%. Isso significa que vale a pena ir à escola, não é mesmo?
A Caixa Econômica Federal, que cuida dos pagamentos, informa que cerca de 3,3 milhões de alunos vão receber esse dinheiro nesta rodada. Bom para a educação e para a motivação dos jovens!
Pagamento escalonado
Os depósitos estão sendo feitos de forma escalonada, com as datas variando conforme o mês de nascimento dos estudantes. Eles vão até o dia 4 de agosto.
Confira o calendário:
- Nascidos em janeiro e fevereiro: 28 de julho
- Nascidos em março e abril: 29 de julho
- Nascidos em maio e junho: 30 de julho
- Nascidos em julho e agosto: 31 de julho
- Nascidos em setembro e outubro: 1º de agosto
- Nascidos em novembro e dezembro: 4 de agosto
Depósitos
O valor da quinta parcela está sendo depositado em uma conta poupança da Caixa, que é aberta automaticamente em nome dos estudantes. Eles podem usar o dinheiro imediatamente. Para quem já completou 18 anos, é só acessar o aplicativo Caixa Tem.
Para os menores de idade, a movimentação deve ser autorizada por um responsável legal. Essa autorização pode ser feita pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa.
Uma boa dica é que é possível solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia pelo app. Esse cartão facilita a utilização dos recursos em compras e pagamentos.
Quem preferir, também pode sacar os valores em terminais de autoatendimento, mesmo sem o cartão. Mas para isso, é preciso ter a identificação biométrica cadastrada.
Outra possibilidade é acompanhar o status dos pagamentos, se estão aprovados ou não, e verificar outras informações relacionadas ao programa através do aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
Prazos
Fique atento aos prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular:
Programa
O Pé-de-Meia é um programa criado especialmente para apoiar estudantes de baixa renda do ensino médio das escolas públicas. Ele funciona como uma poupança, incentivando os jovens a permanecerem na escola e completarem essa etapa importante da educação.
O programa é mais um passo para democratizar o acesso à educação e ajudar a reduzir a desigualdade social entre os jovens. Além disso, busca fomentar a inclusão e a mobilidade social por meio do estudo.
Importante lembrar que não é necessário se inscrever para participar. Todo aluno que cumpre os critérios do programa é automaticamente incluído, facilitando ainda mais o acesso a esse benefício.