Passo a passo para tirar sua carteira de trabalho SEM PRECISAR sair de casa

Facilita para o empregador e para o colaborador, além de ser ágil para o controle do governo. Confira no texto como conseguir a sua.

A carteira de trabalho digital foi lançada no ano 2020. O governo tinha o intuito de facilitar o acesso às informações, tanto por parte dos colaboradores quanto dos patrões. Isso se deu pois, como todos sabem, a carteira de trabalho manual é poucas vezes manuseada, acaba por se perder dentro de casa.

Mesmo sendo um documento que foi recentemente criado e distribuído, o aplicativo da carteira de trabalho digital, já está na ponta de lança entre os apps mais baixados através do portal gov.br. No momento são cerca de 34 milhões de pessoas que já tem sua carteira digital. Quer entrar para este time? Preste atenção no texto e aprenda como fazer.

Passo a passo para tirar sua carteira de trabalho SEM PRECISAR sair de casa
A nova carteira de trabalho – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Função da Carteira de Trabalho Digital

A carteira de trabalho digital não tem papel, não tem carimbo, não tem burocracia. Está na tela do celular. Sua função é substituir a carteira física e, desse modo conter todas as informações importantes, tais como função desempenhada no emprego; salário combinado; dia, mês e ano de admissão; anotações de férias e anotações gerais.

A vantagem de trocar a carteira de trabalho normal pela digital é que o patrão não tem necessidade de pedir o documento a cada vez que tiver de mexer em alguma informação, seja ela de função desempenhada e de mudança de salário.

Faça carteira de trabalho digital sem sair de casa?

Partindo da digitalização de mecanismos da carteira de trabalho digital, toda a gente que tem CPF já está com o documento disponível. Dessa maneira, o CPF torna-se para os registros de natureza trabalhista o principal documento.

Dessa forma cabe ao colaborador a função de habilitar a Carteira de Trabalho. Para tanto, cá está um passo a passo para habilitação: acesse a Carteira de Trabalho Digital na plataforma gov.br. Use para isso o seu número de CPF e a senha cadastrada no sistema. Caso não possua uma senha cadastrada, o site tem meios de direcionar a pessoa para que seja feito o registro. Posteriormente basta entrar novamente no site.

Na tela inicial do aplicativo, procurar por “Carteira de Trabalho Digital”; clicar em “Solicitar” e em seguida, clicar em “Quero me cadastrar”. Deve ser feito o preenchimento de todos os campos com os dados pessoais solicitados. Pronto, o documento já está habilitado e prontinho para ser utilizado.

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Como o empregador “assina” a Carteira de Trabalho Digital?

O patrão “assina” a carteira do funcionário de forma online. O registro da empresa necessariamente já está constando no e-Social na plataforma gov.br, e é nesta mesma plataforma que registra o armazenamento da carteira digital. É um documento normal, possuindo até mesmo validade. Tudo que o empregador realizar no e-Social automaticamente se transfere para a Carteira Digital.

E o que fazer com a carteira de trabalho física?

A forma física da carteira de trabalho ainda não desapareceu. Os dois documentos convivem normalmente, sendo que cada um tem seu uso específico. A versão impressa é ainda necessária para registro formal em órgãos públicos e em empresas do exterior. Desse modo, não deve se descartar.

Outro motivo que se deve guardar a carteira de trabalho física, é que em situações de contatos de trabalho mais antigos, as informações constantes no modelo digital podem ter sofrido alterações. Assim, para comprovar qualquer vínculo empregatício que tenha divergência, é possível através da carteira física.

Em conclusão, agora que você já sabe que a Carteira de Trabalho Digital já está disponível para todos os CPFs, basta fazer a sua habilitação. Suas dúvidas estão solucionadas.

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