Passo a passo para ANTECIPAR o seu 13° salário; confira!

Veja como é possível realizar o saque dos valores

Antecipadamente, o 13º salário é um benefício proveniente do abono salarial, que acontece de forma anual, considerando os direitos do trabalhador. O pagamento “extra” está previsto na Constituição Federal, além de corresponder a um direito protegido pelas diretrizes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Portanto, todo trabalhador que possuir registro em carteira, deverá receber.

Dessa forma, poucas pessoas sabem, mas existe a possibilidade de antecipar o valor recebido através do 13º. Isso porque, o valor é pago ao final do ano, conhecido como abono natalino. Portanto, diversos trabalhadores optam por realizar o saque antecipado, para que não haja necessidade de esperar até a data de liberação. Assim sendo, é necessário entender quais são as regras que permitem o adiantamento do 13º.

Antecipar o seu 13º
Banco permite o adiantamento / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o 13º

Antes de mais nada, é preciso entender como ocorre o funcionamento do pagamento proveniente ao benefício do abono salarial, para sanar quaisquer dúvidas. Isto é, em relação ao 13º. Primeiramente, como mencionado, o benefício é um direito de todo e qualquer trabalhador que exerça suas atividades seguindo as normas e diretrizes da CLT.

Assim sendo, o abono natalino corresponde ao pagamento de um salário “extra”. Isso porque, para calcular o valor, são considerados os pagamentos obtidos durante os 12 meses do ano. Dessa forma, a primeira regra para receber o abono, é ter trabalho por, no mínimo, um ano, em virtude dos meses de recebimento. Contudo, o pagamento do 13º pode ser feito de duas formas.

A primeira delas, é o pagamento do valor integral. Quando isso acontece, o contratante tem até o dia 30 de novembro, considerando o ano de trabalho. No entanto, quando o empregador opta por realizar o pagamento através de um parcelamento, ele pode dividir os valores em duas vezes. Assim, a primeira parcela deve ser paga entre o dia 1º de fevereiro e 30 de novembro de cada ano.

Veja também: Quem é MEI também tem direito a receber seguro-desemprego?

Como antecipar o abono natalino

Como mencionado anteriormente, pouca gente sabe, mas é possível solicitar a antecipação do 13º salário. Essa antecipação pode ser realizada através da Caixa Econômica Federal, seguindo as regras e condições estipuladas pela Instituição. Desse modo, o primeiro ponto a ser enfatizado, é de que a antecipação é proveniente de um empréstimo, portanto, existe um contrato a ser seguido.

Assim sendo, o trabalhador interessado deve ir até uma agência física da Caixa Econômica Federal, e solicitar que um servidor realize o processo para liberação do 13º. Segundo as regras da Caixa, o valor ficará disponível em conta no dia seguinte. Além disso, o “empréstimo” pode variar entre R$500 e R$20 mil. Para isso, ocorre um cálculo especial. O cálculo irá considerar o valor salarial líquido do cliente.

Ademais, para realizar a contratação, é necessário portar todos os documentos pessoais, como identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e número da conta bancária. Vale ressaltar, que o banco poderá pedir mais comprovações. Assim sendo, o cliente terá o período máximo de 330 dias para quitar o valor solicitado. Essa quitação deve acontecer imediatamente após a liberação do valor oficial do 13º.

Veja também: Como faço para pegar dinheiro emprestado do Auxílio Brasil? Crédito já está disponível?