Passe Livre Interestadual: programa garante acesso GRATUITO ao transporte entre estados, INSCREVA-SE!

Existe um programa que visa garantir o transporte gratuito para as rotas interestaduais, ou seja, que cruzam as fronteiras dos Estados brasileiros.

Como é de conhecimento geral, o transporte é essencial para a vida das pessoas. Normalmente, é comum que os indivíduos precisem deslocar-se de um local para outro em um alto número de vezes, seja por dia, por semana, por mês ou por ano.

No caso do transporte interestadual, mais especificamente, o processo é ainda mais complexo. Isso porque há a necessidade de sair de um Estado do Brasil para outro, porém, o alto valor necessário para a compra das passagens por ser um grande problema.

É pensando nisso que o governo local criou o benefício do Passe Livre. De forma mais clara, o Passe Livre visa permitir que milhares de cidadãos possam ter acesso ao transporte interestadual gratuito, ou seja, que seja possível deslocar-se de um Estado para o outro sem pagar nada. É hora de saber mais sobre o popular Passe Livre.

ônibus
Programa para deslocar-se de um Estado para o outro / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Saiba detalhadamente como funciona o Passe Livre, novo programa do governo local

Dando continuidade às informações apresentadas anteriormente, cabe dizer que o transporte gratuito é essencial para uma boa parte da população. Como pontuado, o valor para adquirir uma passagem que permite a locomoção pode ser elevado, principalmente quando há a necessidade contínua de deslocamento de um local para o outro.

Hoje em dia, já existem diversos programas que garantem o transporte gratuito, como por exemplo, para idosos acima de 65 anos e o ID Jovem, mais conhecido como Identidade Jovem, disponível para individuos de até 24 anos de idade.

No entanto, ao mencionar-se os programas locais, o Passe Livre está obtendo destaque. Isso porque o benefício prevê o transporte interestadual gratuito para o titular do benefício, além de, em casos específicos, também permitir para os acompanhantes.

Atualmente, a inscrição no Passe Livre é feita diretamente pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). A inscrição pode ser feita pessoalmente, através do comparecimento à agência, ou através do envio da documentação necessária pelos Correios.

Veja também: O que é o Código 33 do Bolsa Família? ATENÇÃO a este número!

Confira as regras que garantem a inscrição

Não é segredo para ninguém que todo programa social conta com regras específicas que podem garantir a inscrição. Nesse caso, o benefício está destinado para um público específico, mais claramente dizendo, para os cidadãos brasileiros portadores de alguma deficiência e/ou com a carência econômica devidamente comprovada.

Para ter acesso ao benefício, portanto, é preciso:

  • Comprovar a doença que garante garante a incapacidade;
  • Comprovar a carência econômica, no caso, a renda deve ser de até R$ 1 salário.

O benefício também está direcionado para aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Nesse caso, o cruzamento de dados facilita ainda mais a concessão. Agora, caso o indivíduo não receba o BPC, é preciso apresentar o laudo médico comprovado.

Por fim, as doenças abrangem as mentais, físicas, entre diversas outras, considerando as limitações desencadeadas por elas.

Veja também: Bolsa Família com PARCELA de R$ 1.278,00: confira os requisitos para receber no próximos mês