Passageiros de aplicativos devem ter MUITA ATENÇÃO a isto; entenda o risco!

Empresas de transporte por app se manifestam sobre uma prática muito comum entre os brasileiros. Entenda a polêmica e saiba como se portar.

Os passageiros de aplicativos de corrida devem ter atenção a um costume muito comum no país: o de andar no banco da frente. Muitas vezes, as pessoas preferem se sentar no banco ao lado do motorista por estarem mais acostumadas. Existem casos, também, em que a preferência é por uma questão de conforto. E, claro, às vezes, existem 4 passageiros no carro. 

Mas, quando se trata de passageiros de aplicativos surge uma dúvida muito comum: é possível sentar no banco da frente? Duas das principais empresas de corrida no país, Uber e 99, já se manifestaram sobre o tema. Além do mais, existe a opinião do motorista, que acaba dando a última palavra. 

Continue lendo esta matéria para saber como agir nessas situações. 

Passageiros-de-aplicativos-devem-ter-MUITA-ATENÇÃO
Passageiros de aplicativos devem se proteger – Foto: divulgação

Passageiros de aplicativos podem sentar no banco da frente? 

Como já dito antes, cada aplicativo possui suas próprias diretrizes sobre o tema e também há de se considerar que entre os motoristas não há um consenso. A verdade é que muitos brasileiros possuem o hábito de sentarem no banco da frente, então, o tema pode ser tratado como algo cultural. Mas, existem algumas restrições. 

Desde a pandemia do Covid-19, que começou no Brasil em 2020, a discussão do tema ganhou força. Até então, não havia um pronunciamento oficial dos aplicativos. Dessa forma, existia um combinado entre os passageiros de aplicativos e o próprio motorista. Mas, a prática começou a mudar após o isolamento social. 

Veja o que Uber disse sobre a prática

Na época da pandemia, a Uber emitiu um comunicado dizendo ser proibido levar os passageiros de aplicativos no banco da frente. De forma geral, muitos motoristas concordaram com a restrição. Afinal de contas, era uma forma de conter o vírus. Ou seja, na época, era proibido levar quatro passageiros no veículo. 

Confira o posicionamento da 99

A 99 teve um posicionamento parecido. O aplicativo chegou a emitir um comunicado informando a restrição. Assim como a Uber, a plataforma proibiu passageiros no banco da frente e determinou que o motorista levasse no máximo três pessoas. 

Veja também: Novo RIVAL da Uber e 99 chegou ao mercado: motoristas poderão receber 90% do lucro

Mas e agora, as restrições para os passageiros de aplicativo continuam? 

Depende da plataforma. Ano passado, com o anúncio do fim da pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a Uber liberou o banco da frente. Embora não tenha anunciado oficialmente, em seu app a empresa informou que os motoristas só podem levar até quatro pessoas. Ou seja, um passageiro precisará ficar no banco da frente nestas situações. 

A 99, por outro lado, tem outra posição sobre os passageiros de aplicativos irem no banco da frente. A empresa chegou a emitir um anúncio proibindo a prática. Em publicações nas redes sociais, informou que o motorista só pode levar três pessoas e que não é possível usar o banco da frente. A justifica é de que a viagem é mais segura e confortável para ambos, motoristas e passageiros. 

Veja também: Novo app de transporte promete desbancar a Uber com preços mais baratos: conheça!