Passageiro abriu porta de avião DURANTE voo: entenda o caso POLÊMICO!

Entenda se é possível a abertura da porta do avião durante o voo. Será que um ser humano conseguiria abrir? Fato é explicado por meio de uma interessante analogia. Vem saber!

Recentemente, um caso chamou a atenção de muitas pessoas, sobretudo nas redes sociais. É que um passageiro abriu a porta de um avião. O caso aconteceu no dia 26 de maio na Coreia do Sul. No entanto, os especialistas afirmam que as portas e também as saídas de emergência do avião são impossíveis de abrir, embora algumas pessoas tentem.

De acordo com as informações oficiais, havia cerca de 200 passageiros. Eles estavam no Airbus A321-200 a caminho do Aeroporto Internacional de Daegu, que fica a 240 km de Seoul, capital da Coreia do Sul. Na ocasião, um dos passageiros decidiu abrir uma porta de emergência do avião, que é da Asiana Airlines.

Passageiro abriu porta de avião DURANTE voo: entenda o caso POLÊMICO!
Entenda o porquê do passageiro ter aberto esta porta e entenda os riscos Foto: divulgação

Passageiro abriu porta de avião, mas isso é realmente possível?

Como foi colocado anteriormente, o ato de abrir a porta de um avião, principalmente durante um voo, é uma tarefa praticamente impossível. Isso ocorre por causa da diferença que há entre a pressão que existe entre o lado de dentro e também o lado de fora do avião.

Quanto mais alto o avião está, mais rarefeito será o ar. Isso significa que o ar estará menos denso. Desta forma, há uma maior dificuldade para respirar, sobretudo por causa de uma menor concentração de oxigênio.

A medida em que o avião vai subindo, o meio de transporte vai controlando a pressão que há internamente, sobretudo para reproduzir a mesma atmosfera que pode ser encontrada entre 1,8 km e 2,4 km de altitude. Com isso, o voo pode chegar a uma altitude de cerca de 12 km acima do nível do mar.

Veja também: Cansado de ser picado por mosquitos? ISSO pode ser a solução, confira!

Avião funciona de forma semelhante a uma panela de pressão; entenda

Há uma analogia que pode ajudar a explicar esta situação do avião. Para isso, conforme foi destacado pelo portal UOL, é preciso comparar a aeronave a uma panela de pressão. O encaixe que há entre a porta e o local que indica a saída de emergência no que diz respeito à fuselagem da aeronave é o que evita que estas portas possam ser abertas durante o voo.

Assim como ocorre com uma panela de pressão, a tampa pode ser destravada, mas a pressão interna é o que a mantém no mesmo lugar, o que evita que a panela seja aberta. No avião acontece algo muito parecido. A porta e também a saída precisam ser puxadas antes de serem abertas.

Para que elas consigam ser abertas durante o voo é necessário que haja uma força fora do comum. Ou seja, uma força de toneladas para que a diferença de pressão possa ser vencida. Além disso, mesmo que a abertura ocorra, a porta possui certos sistemas de segurança e estes a impedem que ela seja puxada no momento do voo.

No caso ocorrido na Coreia do Sul, a aeronave estava muito perto do solo, em torno de 200 metros de altura. Desta forma, a pressão que havia dentro e fora possuía uma diferença pouca.

Saiba mais: Motoristas podem ser pegos de SURPRESA com as novas multas de trânsito