Aprenda a consultar quanto tempo falta para você se aposentar: veja o passo a passo SIMPLIFICADO

A aposentadoria é almejada por toda e qualquer pessoa que queira findar suas atividades laborais, mas ainda continuar contando com um pagamento mensal.

Muita gente tem o mesmo objetivo de vida: trabalhar muito, realizando as devidas contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para que assim seja possível se aposentar o quanto antes. Isso porque o ato de se aposentar marca o fim das atividades laborais da vida de um trabalhador, proporcionando-o descanso.

No entanto, a aposentadoria ainda é responsável por gerar grandes dúvidas. Uma das principais incertezas dos trabalhadores está voltada para quanto tempo resta para que eles consigam finalmente se aposentar, considerando as regras de contribuição, idade mínima e afins.

Dessa forma, hoje em dia, o INSS já possibilita um sistema de simulação. Esse sistema garante que o possível segurado simule o que ainda falta para que o benefício seja concedido. O melhor disso tudo é que o sistema é gratuito, e a consulta pode ser feita sem que seja preciso sair de casa.

Aposentadoria
Regras da liberação do benefício/ Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda os critérios para que um trabalhador possa se aposentar

Assim como indicado anteriormente, a aposentadoria é almejada por toda e qualquer pessoa. É no momento da concessão que o trabalhador garantirá que ele estará isento da necessidade de continuar trabalhando, mas ainda terá uma fonte de sustento básico, a depender da média das contribuições que ele destinou à Previdência Social.

No caso da aposentadoria por idade, por exemplo, o trabalhador precisa atingir a idade mínima proposta pelo INSS (65 anos para homens e 62 anos para mulheres), além do tempo de contribuição, que varia entre 30 e 35 anos. Por outro lado, existem várias outras modalidades de aposentadoria, como:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por pontos;
  • Aposentadoria especial (por insalubridade/periculosidade).

No caso da aposentadoria por invalidez, não há uma regra específica de idade. Isto é, o benefício é concedido quando o trabalhador se torna incapaz de permanecer realizando suas atividades laborais por alguma força maior, normalmente, por questões envolvendo a saúde, seja física ou mental.

Veja também: CUIDADO aposentado INSS: benefício pode ser cortado a qualquer momento, entenda

E como simular a situação de cada trabalhador?

Como dito na introdução, é comum que os trabalhadores acabem se perdendo em meio às regras que garantem a concessão do benefício. Trata-se de algo totalmente normal, afinal, existem muitos critérios que devem seguir devidamente seguidos antes da solicitação.

Assim sendo, o INSS disponibilizou um sistema que consiste na possibilidade de garantir ao trabalhador uma simulação da situação atual dele. Nesse sistema, ou melhor, no simulador, o trabalhador precisará colocar todos os seus dados, para que assim seja possível realizar o cálculo.

Esses dados incluem:

  • Tempo de trabalho ativo;
  • Quando as contribuições foram iniciadas;
  • Idade.

Após os dados serem anexados ao sistema, o próprio INSS será responsável pela simulação. Para isso, é preciso acessar o site oficial do Instituto (meu.inss.gov.br) e ir até “Simular Aposentadoria”. O sistema é totalmente gratuito, e a simulação pode ser feita de forma rápida, em poucos segundos.

Em contrapartida, diversos especialistas alertam que o sistema pode indicar algumas falhas, e por isso, pode ser mais interessante consultar um advogado previdenciário.

Veja também: INSS: sofri ACIDENTE, posso receber algum SEGURO ou AUXÍLIO?