Saiba como PAGAR MENOS na conta de luz sendo um segurado do INSS; infalível!

Confira essa novidade SUPER vantajosa para uma parcela da população brasileira a qual você pode fazer parte.

Nova vantagem para os brasileiros nas contas de energia e talvez você nem saiba!

A novidade trata-se de um desconto especial nas contas de luz e pode ajudar BASTANTE nas despensas mensais familiares. Todos sabem o quanto é desafiador para a grande maioria das famílias brasileiras arcarem com todos os custos de mês num país em subdesenvolvimento cuja a inflação está tão alta. Mas essa é sua chance de receber uma ajudinha do governo para cobrir algumas despesas.

Abaixo, analise os critérios, bem como detalhes maiores em torno desta novidade e confira se você também pode acessá-la. Fique ligado nas notícias de benefícios ao povo brasileiro e atente-se sempre se você pode encaixar-se nos requisitos solicitados.

Saiba como PAGAR MENOS na conta de luz sendo um segurado do INSS; infalível!
Descontos nas contas de luz Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

A Tarifa Social de Energia

Essa nova medida surgiu através da Lei n° 14.203/2021 no governo do ex presidente Jair Messias Bolsonaro, entrando em vigor a partir de janeiro de 2022. Ela, por sua vez, visa beneficiar os idosos ajudando a economizar, fornecendo um desconto nas despesas de luz e energia mensais com limite de 220 kwh/mês. Este desconto varia conforme o consumo.

Abaixo saiba mais sobre como é feita a inscrição no benefício e a quem ele visa atender.

Veja também: Cartão Prato Cheio: saiba quem tem DIREITO e como receber esse BENEFÍCIO do governo HOJE (27)

Critérios de participação e descontos

A inscrição é realizada de forma automática para aqueles que atendem a um dos seguintes requisitos:

  • Aqueles idosos que fazem parte da parcela populacional de baixa renda, inscritos no Cadastro Único, possuindo o seu número do NIS, com renda por pessoa que seja menor ou igual a meio salário-mínimo;
  • Aos idosos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que são aqueles que não tem como prover a sua subsistência nem tê-la provida por sua família;
  • E aos idosos também inscritos no CadÚnico com renda mensal familiar totalde até 3 salários mínimos;
  • Aqueles idosos inscritos no CadÚnico com renda por pessoa de até 3 salários-mínimos acometidos por doenças ou deficiência cujo o tratamento demande o uso de aparelhos que necessitam de energia elétrica para funcionar.

Confira as taxas e as porcentagens de desconto para o público alvo:

  • Aqueles que consomem de 0 a 30 KW/h receberão desconto de 65% nas tarifas de energia;
  • Aqueles que consomem de 31 a 100 KW/h receberão 40% de desconto nas tarifas de energia;
  • Aqueles que consomem de 101 a 220 KW/h receberão 10% de desconto nas tarifas de energia;
  • A partir de 221 KW/h não haverá desconto.

Para mais informações e orientações quanto a este direito, consulte o CRAS mais próximo a sua localidade e solicite um atendimento social de orientação de direitos. Além disso, você poderá também solicitar o auxílio de um profissional da COSERN em caso de dúvidas relacionadas ao seu consumo de energia total por por hora.

Não deixe de reivindicar os seus direitos. O brasileiro não recebe ajudas governamentais e sim benefícios ofertados conforme as suas necessidades com os recursos dos cofres públicos acumulados pelo pagamento de impostos do trabalhador brasileiro como já dizia os profissionais da área do serviço social.

Veja também: Benefícios do INSS tem novas regras: você só poderá receber se atender a ESTES requisitos