Deixou de pagar o INSS por algum tempo? Saiba como funcionam as contribuições RETROATIVAS e recupere seus direitos!

Confira mais uma novidade para os segurados contribuintes do INSS, bem como algumas curiosidades da instituição.

O INSS é uma instituição um pouco complicada quando o assunto são as suas regras e os direitos dos seus beneficiários e segurados. Muitas dúvidas se formam em torno disso, inclusive para aqueles que deixaram de contribuir por um tempo. Posso pagar os retroativos de uma vez? O que acontece se eu passar muito tempo sem contribuir? Isso pode atrasar o meu benefício previdenciário? Essas perguntas podem rondar as mentes da população brasileira e é exatamente sobre isso que você verá hoje aqui na presente matéria.

Fique por dentro das informações levantadas e seja cuidadoso em segui-la. Também é adequado procurar as agências do INSS para informar-se melhor ou consultar um bom advogado previdenciário. Ademais, confira as informações a seguir.

Deixou de pagar o INSS por algum tempo? Saiba como funcionam as contribuições RETROATIVAS e recupere seus direitos!
Regras do INSS Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O atraso na carência

Deixou de contribuir com o INSS por um tempo e mesmo assim gostaria de adiantar a sua aposentadoria? Lamento pela informação previdenciária, mas de acordo com os profissionais da área NÃO se pode pagar os retroativos afim de aposentar-se mais rápido. Tem que pagar o tempo que resta de agora em diante afim de cumprir o tempo de carência determinado. Mesmo assim é considerado valer a pena ainda nestes casos. Além do mais, muitas contribuições com o INSS são OBRIGATÓRIAS.

No benefício por incapacidade, por exemplo, o tempo de carência é totalmente exigido na maioria das vezes.

É válido ressaltar que quando a palavra carência surge ela se refere ao pagamento do INSS EM DIA.

Alguns casos, apesar de você deixar de contribuir com a instituição previdenciária por tempo, dependendo do tempo você ainda não perde o seu estado como segurando, mas isto tem um certo prazo que pode durar entre  3 a 36 meses.

O mais correto para acabar não tendo dores de cabeça com os atrasos é pagar o quanto antes a sua contribuição mensal para não perder a sua condição de segurado.

Veja também: GUIA RÁPIDO: o que mudou no auxílio-doença do INSS?

Curiosidades sobre o INSS que talvez você não sabia

ATENÇÃO. Você pode gostar de saber das seguintes curiosidades sobre o Instituto Nacional de Seguro Social. Muitas delas podem servir para você, portanto, atente-se a acompanhe devidamente. Boa sorte com o seu benefício!

  • Se você não requerer a sua aposentaria você NÃO vai aposentar-se. Então apresse-se. Cumprida as regras determinadas, requeira imediatamente, ou procure a instituição ou profissional do direito no caso de dúvidas;
  • Você também pode receber a aposentadoria e a pensão por morte ao mesmo tempo;
  • Se você for companheiro (embora não tenha casado e tenha vivido apenas em união estável) e sendo dependente, você tem direito a pensão por morte;
  • Se você ficou viúvo, passou a receber a pensão por morte, mas casou-se novamente. Calma. Você não irá perder a sua pensão;
  • Por fim, mesmo estando desempregado ainda assim você pode estar coberto pelo INSS.

RESSALTANDO MAIS UMA VEZ! Em casos de dúvidas procure um especialista do direito previdenciário ou contate a agência do INSS no seu município ou a mais próxima da sua localidade e boa sorte!

Veja também: Essas doenças GARANTEM a aposentadoria AUTOMÁTICA do INSS: você tem alguma delas?