Pagamento antecipado da Receita Federal surpreende brasileiros

Na última terça-feira, 2 de setembro de 2025, a Receita Federal anunciou que finalizou a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física ainda antes do prazo previsto. A ideia inicial era dividir esses valores em cinco lotes, com o último programado para este mês. No entanto, com a eficiência no processamento, apenas quatro lotes foram suficientes.

A agilidade das restituições

Em um comunicado oficial, a Receita informou: “Entre os meses de maio e setembro de 2025, a eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto/2025.” Para quem ainda não viu a liberação do pagamento, é importante acessar o site do Fisco. Por lá, dá para verificar como está a situação da sua restituição. Se perceber que falta algo na declaração, existe a opção de fazer uma retificação. Isso ajuda a ajustar a situação e ficar em conformidade com o que precisa ser entregue.

Até agora, a Receita já distribuiu cerca de R$ 36,7 bilhões em restituições, cobrindo aproximadamente 22,6 milhões de declarações. Para saber se a sua restituição foi ou não paga, o melhor caminho é visitar os canais oficiais da Receita.

O cronograma deste ano começou com o 1º lote em 30 de maio, seguido pelo 2º em 30 de junho, o 3º em 31 de julho e o 4º em 29 de agosto. O 5º lote, que seria em 30 de setembro, não tem mais previsão. Se você acredita que tem direito ao valor e ainda não recebeu, pode ser que sua declaração tenha caído na malha fina.

Caso isso ocorra, o ideal é que você dê uma olhada em "Meu Imposto de Renda" e verifique o campo “Extrato de Processamento” para entender melhor a sua situação. Quem já teve o valor creditado, pode usá-lo da forma que achar melhor, mas é sempre bom lembrar da importância de manter a transparência com a Receita Federal.