Pacto da Inclusão Socioeconômica: entenda o projeto que pode DAR EMPREGOS para quem está no CadÚnico!

Saiba como vai funcionar essa ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento: entenda o Pacto de Inclusão e quem será beneficiado por ele!

Uma pesquisa recente feita pela consultoria Robert Half, apontou que 49% dos brasileiros querem buscar outro emprego; outros 39% querem trocar de área de atuação. Além disso, é importante lembrar que o IBGE confirmou que a taxa de desemprego no país é de 8,4%, alcançando 9 milhões de brasileiros. 

É pensando nisso que o Governo Federal está atuando em bandeiras de distribuição de renda e, agora, de empregos. Entenda como vai funcionar o Pacto da Inclusão Socioeconômica, que funciona justamente neste sentido.

Pacto empregos e renda
Confira tudo sobre o novo Pacto que prevê novas oportunidades de empreendedorismo e renda (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Pacto de Inclusão Socioeconômica 

Nesta semana uma reunião importante aconteceu em Brasília. Entre os presentes estavam o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e o vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin. 

O objetivo da reunião foi o de alinhar e buscar parcerias e estratégias para o Pacto de Inclusão Socioeconômica em 2023Esse é um projeto que está sendo desenvolvido com o objetivo principal de promover mais oportunidades de emprego e, por consequência, renda. 

Wellington Dias reforçou a importância do governo na garantia de oportunidades de empreendedorismo e emprego para os públicos mais necessitados. Ele citou as pessoas cadastradas no Bolsa Família que possuem capacidade de força produtiva. 

Veja também: NOVIDADE para brasileiros endividados; confira o que disse o ministro da Fazenda

Como vai funcionar o projeto?

Ainda não se sabe muito sobre o projeto, mas o site oficial do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome deu algumas pistas. 

De acordo com matéria desta semana, o objetivo do Pacto é garantir emprego e renda para pessoas que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Ou seja, o alvo são pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza. 

Isso quer dizer que o Pacto de Inclusão Socioeconômica deve buscar formas diferentes de inserção no mercado. Entre elas, devem surgir:

  • Iniciativas de qualificação profissional para inscritos no CadÚnico; 
  • Oportunidades de empreendedorismo; 
  • Abertura de mais vagas com carteira assinada. 

Veja também: Tenha seu dinheiro de volta através DESTE programa; confira

Quando vai começar o Pacto de Inclusão Socioeconômica?

Por fim, para quem ainda não entendeu, esse é um projeto amplo que vai traçar alguns caminhos para chegar aos grandes objetivos de mais empregos e renda. 

O vice-presidente falou sobre isso na reunião, ele defendeu o caminho da geração de emprego com carteira assinada e do incentivo ao empreendedorismo para que as famílias possam ter uma renda melhor.

Além disso, foi confirmado que na próxima semana haverá uma agenda de trabalho com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Isso quer dizer que o banco deve entrar no Pacto de Inclusão Socioeconômica. 

Ou seja, com ajuda financeira interna e garantia de crédito, o projeto pode começar a alavancar algumas pautas importantes:

Por isso, quem está precisando de emprego deve ficar atento para as próximas semanas. Em breve, podem surgir novas opções de cursos profissionalizantes gratuitos ou projetos com vagas diretas para empreendedorismo. 

Veja também: Dinheiro esquecido AINDA está disponível no Banco Central: consulte seu saldo