Governo anuncia ÓTIMA NOTÍCIA sobre a energia solar; será gratuita para todos?

O governo federal brasileiro acabou de aprovar uma medida que deve valer até 2026 relacionada a compra de painéis solares no Brasil. Veja como deve funcionar a iniciativa.

Mais de 60% da geração de energia elétrica do Brasil vem das hidrelétricas, mas novas formas de fornecimento estão ganhando espaço aqui em terras brasileiras. Sem sombra de dúvidas, o mercado de geração de energias limpas está crescendo cada vez mais no nosso país. Energias renováveis, como a geração de energia solar, estão se tornando muito populares e já compõe 12% de toda a nossa matriz elétrica.

E para quem ainda não aderiu aos painéis solares, o momento parece altamente propício para isso. Confira novas decisões do governo federal brasileiro a respeito da geração de energia solar e veja quais delas devem ser benéficas para os brasileiros.

Veja sobre o que se trata a decisão. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Impostos serão zerados para painel de energia solar

Como mencionamos anteriormente, quem deseja realizar a aquisição de painéis solares esse ano deve correr. Uma decisão recente do governo federal brasileiro pode facilitar e muito o processo de compra desses painéis e, assim, propagar ainda mais o uso de energia limpa no nosso país. Caso você não esteja acompanhando as notícias a cerca desse assunto, confira o que deve mudar a partir de agora para esses produtos.

Na última quarta-feira (29), o Diário Oficial da União anunciou que o governo irá oficialmente zerar todos os impostos que são cobrados sobre as compras de painéis solares. Essa ação é uma medida do governo federal brasileiro para expandir e propagar o uso desses painéis. A estimativa é que essa medida possa incentivar o crescimento desse mercado e, assim, possa gerar mais empregos e popularizar o uso de energias limpas no nosso país.

De acordo com as informações da União, a isenção desses impostos deve valer apenas para empresas, e não consumidores diretamente. Dessa forma, o governo não irá cobrar impostos sobre painéis solares até o dia 31 de dezembro de 2026. Ou seja, serão 3 anos sem nenhum imposto sobre esses produtos.

Veja também: Se você fizer ISSO, pode ter um GRANDE desconto na conta de luz

Entenda a cobrança dupla

Outro assunto que recentemente deu muito o que falar e deve interessar a quem utiliza painéis solares, foi a cobrança dupla na conta de luz. Para quem ainda não sabe, o governo federal aprovou no início desse ano uma nova lei que implica mudanças na maneira como a energia solar funciona no nosso país. Com essa lei, alguns lares que se utilizam da geração de energia solar podem receber cobranças mais altas nas contas de luz.

O marco legal da microgeração de energia servirá para regulamentar e fiscalizar essa área no Brasil e, especificamente, causará uma grande mudança na taxação dessa forma de energia. Isso porque anteriormente não se cobravam taxas e impostos extra sobre as contas de energia elétrica das casas brasileiras que utilizavam energia solar.

Mas, a partir de agora quem instalar painéis solares em sua residência não deve pagar mais apenas a tarifa mínima da conta de luz. Entretanto, vale notar que quem fez essa implementação antes da aprovação da lei continua não sofrendo taxação. Sendo assim, esses cidadãos brasileiros só vão começar a receber a cobrança dupla na conta de luz a partir do ano de 2045.

Veja também: Cansado de pagar CARO na conta de luz? Saiba agora como obter até 65% de DESCONTO