Claro, Tim e Vivo: operadoras brasileiras anunciam ÓTIMA NOTÍCIA para clientes, veja se você será beneficiado

A cobertura 5G foi ampliada. O número de cidades que receberão a tecnologia vai aumentar. Confira como está a distribuição das antenas no país.

A partir do dia 27 de março, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberará a frequência de 3,5 GHz. Sendo assim, as operadoras Claro, TIM e Vivo poderão comercializar o 5G em mais de 190 municípios de 20 estados brasileiros. A lista completa de cidades contempladas já foi divulgada pela agência reguladora. 

A decisão foi autorizada pelo Gaispi, grupo responsável por monitorar a redução de interferências na faixa de 3,5 GHz. Portanto, com essa nova leva de municípios, as operadoras poderão ampliar ainda mais a cobertura do 5G em território nacional.

Claro, Tim e Vivo- operadoras brasileiras anunciam ÓTIMA NOTÍCIA para clientes, veja se você será beneficiado
Cobertura 5G ampliada. Operadoras brasileiras poderão comercializar a tecnologia em mais cidades brasileiras. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Liberação da faixa de 3,5 Ghz não significa que o 5G vai funcionar

A Anatel anunciou que a partir de agora 682 municípios no Brasil têm acesso à faixa de 3,5 GHz. Entretanto, apenas o fato da faixa estar liberada não significa que o 5G esteja em pleno funcionamento em todas essas cidades. Ou seja, as obrigações do leilão que visam a cobertura em municípios não-capitais só entrarão em vigor a partir de julho de 2025. Confira os prazos detalhadamente:

  • Até o mês de julho de 2023, uma antena 5G deve estar instalada para cada 50 mil habitantes nas capitais e Distrito Federal;
  • Julho de 2024, uma antena 5G deve estar instalada para cada 30 mil habitantes nas capitais e Distrito Federal;
  • Até julho de 2025 uma antena 5G deve estar instalada para cada 15 mil habitantes nas capitais e Distrito Federal;
  • Até o mês de julho de 2026, uma antena 5G deve estar instalada para cada 15 mil habitantes nas cidades com mais de 200 mil habitantes;
  • Até Julho de 2027, pelo menos uma antena 5G para cada 15 mil habitantes nas cidades com no mínimo 100 mil habitantes;
  • Até julho de 2028 uma antena 5G deve estar instalada para cada 15 mil habitantes em 50% dos municípios com mais de 30 mil habitantes;
  • Finalmente, até julho de 2029 uma antena 5G deve estar instalada para cada 15 mil habitantes em todos os municípios do Brasil, com mais de 30 mil habitantes.

Substituição de parabólicas antigas é necessária para o 5G

As operadoras precisam da liberação das frequências para executarem suas estratégias de cobertura 5G no interior do país. O espectro ainda não está disponível para todos os municípios porque a TV aberta via satélite o utiliza e possui seu próprio cronograma de migração de tecnologia. 

Sendo assim, aqueles que utilizam parabólicas antigas da Banda C precisarão trocar seus receptores e antenas pela nova tecnologia da Banda Ku. As famílias cadastradas no CadÚnico podem solicitar um novo kit gratuitamente. A medida não afetará os usuários de TV paga via satélite.

Leia também: Truque para utilizar o GPS sem ter acesso à INTERNET

Operadoras brasileiras possuem mais de 9 mil antenas 5G em 81 municípios

Segundo dados da Anatel, existem antenas ativas de tecnologia 5G com frequência de 3,5 GHz em 81 municípios, totalizando 9.377 estações licenciadas. 

A maior parte dessas estações está concentrada no estado de São Paulo, que possui cerca de 3 mil antenas. Na disputa entre operadoras, a TIM é a líder em número de antenas 5G em 3,5 GHz, com 4.556 estações. A Vivo está em segundo lugar, com 2.517 estações, enquanto a Claro tem 2.304 com a tecnologia.

Apesar desses números, ainda há um longo caminho a percorrer para que o 5G tenha uma cobertura significativa em todo o país. Até mesmo nas capitais, onde a tecnologia está disponível desde 2022, porém o sinal não chega a todos os bairros. Sendo assim, o 4G continua sendo a tecnologia mais popular no país, com cerca de 80 mil estações registradas na Anatel.

Além de tudo, para utilizar o 5G é necessário ter um smartphone compatível com a tecnologia e estar dentro da área de cobertura da operadora.

Saiba também: Truque INCRÍVEL que pode fazer com que o seu celular pare de travar