Operadora deve pagar INDENIZAÇÃO de R$ 4 mil a cliente que recebia ligações de telemarketing

Operadora causa problemas à cliente e agora deverá pagar danos morais.

Ao escolher uma operadora de telefone, as pessoas sabem que receberão ligações e contatos da empresa. Contudo, em alguns casos esse processo fica abusivo e pode tirar a paciência do usuário. 

Dessa maneira, algumas pessoas buscam a justiça para tentar proibir que a empresa continue telefonando a todo momento. Em alguns casos é possível até conseguir indenizações. 

Operadora deve pagar INDENIZAÇÃO de R$ 4 mil a cliente que recebia ligações de telemarketing
Cliente poderá receber indenização de operadora – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Operadora paga indenização

Recentemente, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que a Claro será obrigada a indenizar uma de suas clientes. A acusação é acerca de diversas ligações de telemarketing que não foram solicitadas. Assim, a empresa deverá pagar R$ 4 mil para a vítima. 

Vale destacar que a vítima recebia por dia de cinco a onze ligações. Nelas eram comentadas ofertas de produtos e outros serviços que não eram desejados pelo cliente. 

Além do valor a ser pago, a empresa não poderá mais realizar ligações para o número da cliente. Assim, a consumidora ainda trouxe um outro ponto durante a sua acusação. Ela explicou que seu filho de quatro anos possui o transtorno do espectro austista. 

Com isso, a cada vez que uma ligação era realizada, o sono do bebe era interferido. Além disso, ele possui sensibilidade ao som, o que era um problema considerando que a empresa ligava a todo momento. 

De acordo com a magistrada, mesmo com os pedidos que a cliente realizou com a empresa, não houve modificação. Assim, ela foi completamente ignorada pela operadora. Segundo especialistas, essa situação é muito sensível. 

Ela oferece irritação e angústia exacerbada causando um sentimento de insignificância e impotência. Logo, esse processo não pode ser ignorado pelo Judiciário. 

Saiba mais: Conheça as operadoras com maior velocidade de internet do Brasil

Processos contra empresas

O público que entornar algum problema com uma operadora específica deverá entrar em contato com a própria empresa primeiro. Assim, esse é o primeiro ponto a resolver o problema. 

Para isso, é muito importante anotar todos os números de protocolo que foram informados. Eles poderão ser utilizados como provas futuramente. Assim, tente conversar com os atendentes buscando uma forma de resolver o problema. 

Assim, quando isso não der certo, vale realizar uma reclamação direta com a Anatel. Esse contato pode ser feito através da Central de Atendimento por telefone. Basta ligar no número 1331. 

Aqueles que preferirem, podem conseguir atendimento diretamente pelo site da empresa. Vasta então acessar o endereço https://bit.ly/3TDubNh. Existem ainda diversos pontos de atendimento presencial para o consumidor. Busque o endereço na sua cidade para conseguir conversar com um atendente pessoalmente. 

Assim, mesmo que não seja muito eficiente, entrar em contato com a Anatel é muito importante. Pois é essa empresa que realiza vários serviços de telefone. Dentre eles está a realização de rankings de operadoras, identificação de problemas e fiscalização das empresas. 

O passo seguinte é buscar a ajuda do Procon. ele é um órgão administrativo de defesa ao consumidor. Assim, o papel dele é realizar a conciliação entre o usuário e a empresa prestadora de serviço. Porém, ele não pode ser usado para ressarcimento por danos morais. 

O último passo é buscar a ajuda da Justiça. Para isso o cliente deverá conseguir o suporte de um advogado. Com esse profissional, é possível reunir todas as provas e buscar o ressarcimento. 

Veja também: Operadoras deverão IDENTIFICAR quem são os números que ligam sem parar; veja como vai funcionar