Ofensas no WhatsApp podem render sentença de danos morais? Mulher ganha indenização por mensagens que feriam à honra!

Caso foi registrado em 2017 e solucionado recentemente. Saiba mais.

A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG -manteve em definitivo a sentença da Comarca de Mariana que condenou uma dona de casa a realizar um pagamento de R$ 5 mil a uma servidora pública por danos morais. A decisão é devido às mensagens ofensivas contra ela enviadas por meio do aplicativo WhatsApp. Conforme a firmado na ação movida pela servidora, em agosto de 2017, a dona de casa a acusou, de maneira desprezível e agressiva, de manter um relacionamento extraconjugal com o seu marido, na época colega de trabalho da vítima.
De acordo com a servidora, a mulher também divulgou mensagens ofensivas para diversas pessoas conhecidas, fazendo declarações falsas a seu respeito, o que gerava dano à honra, atitude passível de indenização. A vítima se defendeu sob o argumento de que a ação judicial era um ato para se indenizar de um dano por ela causado, pois os fatos não eram capazes de causar tamanho abalo psicológico, tendo a vítima sofrido pequenos aborrecimentos. Argumentou ainda que as ofensas foram publicados sob violenta emoção. Veja mais.

Caso aconteceu em Mariana – MG. (Imagem: Divulgação).

Mais informações sobre o caso

O juiz, em Junho de 2021, acolheu o pedido da funcionária pública e definiu o valor da indenização em R$ 5 mil. A dona de casa ainda recorreu tentando provar a veracidade do seu depoimento e ainda pediu a redução da quantia a ser paga. Entretanto, a desembargadora Shirley Fenzi Bertão, manteve a decisão. De acordo com ela a ré não negou a autoria de mensagens com acusações e xingamentos de baixo calão, cuja intenção era ofender a honra e a imagem da servidora.

Assim, os fatos comprovados configuram uma situação que, sem dúvida, atinge a esfera íntima da requerente, sobretudo considerando as palavras de baixo calão proferidas, violando a dignidade e integridade psicológica da vítima, causando-lhe humilhações e inquietações psíquicas. Dessa forma, manifestou a configuração de danos morais, tal como reconhecido na sentença combatida.

Veja também: Posso perder minha casa ou apartamento se atrasar a taxa de condomínio? Entenda alguns casos que pararam na justiça!

Ofensas no WhatsApp

Caso receba ofensas em seu WhatsApp, você pode registrar um ‘Boletim de Ocorrência’ em qualquer Delegacia de Polícia. Para isso, procure a Delegacia ou Batalhão da Polícia Militar mais próxima da sua região e peça que a autoridade policial registre a ocorrência com todas as informações possíveis. Se possível imprima as imagens da tela e junte-as no boletim, para que comprovar o acontecimento do caso.

Caso não tenha o aplicativo, baixe-o em: www.whatsapp.com/?lang=pt_br

Veja também: Datas das provas e previsão de inscrição do ENCCEJA 2022; saiba mais sobre o exame gratuito do Governo Federal e termine seus estudos