MILHARES de pessoas podem obter DESCONTO na conta de luz através de novo programa; veja como ele funciona

Existe um novo programa em vigor onde o objetivo é garantir que mais de 800 mil pessoas possam obter descontos na conta de luz, levando-se em conta o consumo de cada uma delas.

O valor da conta de luz, querendo ou não, é algo que intriga constantemente os consumidores locais. Isso porque é comum que ocorram constantes variações no preço final do kWh (quilowatt-hora), o que acaba por pesar ainda mais no bolso dos cidadãos.

Dessa forma, o que muita gente não sabe é que existe um programa do governo que visa aplicar diversos descontos para a conta de luz. Em casos mais específicos, os cidadãos podem obter até 100% de desconto, a depender da situação de cada um.

Além disso, é também importante entender um pouco melhor como as bandeiras vigentes na conta de luz podem influenciar no valor final do kWh, buscando formas de economizar e reduzir o consumo mensal. Logo, é pertinente conferir as informações específicas e atentar-se às possibilidades de desconto.

Obter desconto
Programa Tarifa Social / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba como as bandeiras influenciam na conta de luz e veja como economizar

Bem, antes de mais nada, é de suma importância que todos entendam quais são as possíveis variações capazes de influenciar no valor final da conta de luz. Isto é, ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas o consumo que define qual será a quantia paga ao fim de cada mês.

De forma mais clara, como é de conhecimento geral, a conta de luz conta algumas bandeiras. Essas bandeiras são alteradas mensalmente e podem variar entre as cores verde, amarela e vermelha. Dessa forma, cada uma das bandeiras significa a presença de impostos extras sobre o valor do kWh.

Isto é, para melhor entender, a dificuldade em produzir energia, bem como para a sua distribuição, são dois dos fatores que influenciam na bandeira vigente no momento. Assim, cada cor significa:

  • Verde – ausência de tarifas extras na conta de luz;
  • Amarela – presença média de tarifas extras na conta de luz;
  • Vermelha – presença máxima de tarifas extras na conta de luz.

Pensando nisso, algumas soluções para economizar podem ser:

  • Retirar todos os aparelhos sem uso da tomada;
  • Deixar as lâmpadas desligadas quando não estiverem sendo usadas;
  • Evitar banhos longos;
  • Evitar uso do ar-condicionado.

Veja também: Maior benefício da história do Governo Federal em junho: saiba quem recebe HOJE

Programa do governo garante descontos de até 100%

Agora que já foi possível entender um pouco melhor sobre os fatores que influenciam na conta de luz, é hora de conferir tudo sobre o programa do governo capaz de garantir altíssimos descontos na conta de luz, a depender da situação de cada um.

Sem muitas delongas, o programa em questão é o Tarifa Social. Atualmente, os descontos disponíveis são:

  • Até 30 kWh/mês  – desconto de 65%;
  • Entre 31 e 100 kWh/mês – desconto de 40%;
  • Entre 100 e 150 kWh/mês – desconto de 10%.

Para as famílias indígenas e quilombolas, caso o consumo seja de até 50 kWh/mês, o desconto é de 100%, ou seja, é dada a isenção.

As famílias interessadas no benefício devem ter uma conta ativa no CadÚnico (Cadastro Único). Essa inscrição pode ser feita em um posto da assistência social local. Por fim, as regras que garantem a concessão são:

  • Ter renda máxima de até meio salário mínimo; ou
  • Ter album membro familiar beneficiário do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Veja também: 13º do Bolsa Família: DESCUBRA quem são os beneficiários que começam a receber essa semana