O real digital já é uma possibilidade; Veja o que o Banco Central revela

Devido ao crescimentos das criptomoedas fez com que os bancos centrais de todo o mundo começasse a planejar uma forma de digitalizar sua moeda. Dessa forma, o Banco Central do Brasil vem trabalhando para que o real digital seja lançado no ano de 2024. Assim, o novo projeto ajudaria os brasileiros de forma a facilitar transferências off-line, acelerar processos de venda e compra de imóveis, entre outros. O real digital, então, será uma representação da moeda que circula no território brasileiro dentro dos meios digitais.

Confira a seguir como funcionará o real digital.

Real digital será lançado em 2024. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como o Real Digital vai funcionar

Quem realizou os primeiros projetos para o Real Digital foi a Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac). Assim, em conjunto com o Banco Central, passaram a reunir projetos de vários bancos, como Itaú, Visa, Tecban, Santander e Mercado Bitcoin para começar a organizar o lançamento do real digital em 2024.

E como irá funcionar a moeda digital? Bom, o real digitalizado contará com o mesmo valor e poderá ser convertida em depósitos bancários. Além disso, ele também poderá ser usado no pagamento de compras, compras e transferências pessoais. Dessa forma, podemos observar que a nova plataforma da moeda irá funcionar da mesma forma do real tradicional. Contudo, ela poderá contar com novas atualizações que não estão disponíveis para o real convencional.

O diretor de inovações financeiras da Fenasbac, Rodrigoh Henriques, revela que até fevereiro do próximo ano, a meta é que o produto tenha alcançado o Mínimo Produto Viável (MVP, na sigla americana). Assim, será possível apresentar um produto que funciona, apesar de ainda não estar completo. Ainda, Henriques conta que acredita que o produto trará grandes benefícios.

Saiba mais: Auxílio-gás REALMENTE vai diminuir? Confira o anúncio que a Petrobras fez

Banco Central irá selecionar projetos para avançar para a fase piloto

Após obter um produto mínimo, o Banco Central irá selecionar os melhores projetos dos bancos para dar início a fase piloto do real digital. Assim, a fase piloto irá se estender até o segundo semestre de 2024. Além disso, o produto entrará em fase de testes com clientes em escopo reduzido, de forma a avaliar a qualidade e a necessidade de melhoras da moeda digitalizada.

Confira a seguir quais são os projetos dos bancos para o real digital

1. Visa do Brasil

A Visa conta com a parceria da Consensys e da Microsoft. A empresa traz uma proposta que leva em consideração os pequenos negócios. Assim, a ideia é que as pequenas e médias empresas brasileiras possam interagir com o mercado global ao acessar propostas competitivas de financiamento.

2. Tecban

A Tecban, por sua vez, tem como foco o comércio eletrônico. Assim, a ideia é criar uma rede de armários que poderão receber ofertas digitais. Dessa forma, o cliente poderá pagar o produto no momento da retirada através da moeda digital.

3. Vert

O foco da Vert consiste no mercado rural de forma a facilitar o monitoramento das finanças. Assim, os financiamentos rurais podem trabalhar com o pagamento programável.

4. Itaú

A ideia é que as empresas possam trocar o real pelo peso colombiano por meio de um processo onde as transferências ocorram de forma simultânea.

5. Mercado Bitcoin

Já o Mercado Bitcoin pretende desenvolver uma stablecoin e, assim, facilitar a compra de ativos financeiros com o real, através de precatórios ou criptoativos.

6. Febraban

Por outro lado, a Febraban irá permitir que a transferência de compra de ativos financeiros digitais ocorra no mesmo momento de receber o direito a propriedade.

7. Santander

Além disso, o banco Santander pretende promover o direito de veículos e imóveis para o formato digital. Assim, o direito ao produto ocorrerá de forma simultânea ao pagamento.

8. Aave

O projeto da Aave consiste em oferecer um fundo com recursos de poupadores. Dessa forma, irá oferecer empréstimos e garantir que esses estejam adequados com as leis do sistema financeiro nacional.

9. Giesecke + Devrient

Promoverá uma forma de pagamento onde tanto o pagador quanto o recebedor poderão estar desconectados da internet.

Confira também: Valores ESQUECIDOS serão liberados HOJE? Banco Central anuncia