O que vale MAIS a pena, GASOLINA ou ETANOL?

Saiba como realizar o cálculo exato para abastecer seu veículo

Diante a oscilação do preço da gasolina, surge a dúvida, será que vale a pena? Se o seu automóvel é um veículo flex, ou seja, pode ser abastecido tanto com gasolina, ou com etanol, existem algumas opções. Alguns estados do Brasil têm uma diferença muito grande entre os valores dos combustíveis. Por isso, é importante dar uma conferida em qual vale mais a pena.

Para saber qual combustível é mais vantajoso, é possível realizar um cálculo exato, em relação ao valores. Muitas das vezes, a diferença pode atingir quase o dobro da quantidade oferecida entre a gasolina e o etanol. Para isso, alguns cuidados precisam ser tomados ao mudar a forma de abastecer o seu carro. É preciso seguir algumas orientações para não prejudicar o seu veículo.

O que vale mais a pena, gasolina ou etanol?
Saiba qual a melhor forma de abastecimento / Imagem: Tânia Rêgo Agência Brasil / https://pronatec.pro.br/

Saiba como comparar a gasolina e o etanol

Antes de mais nada, é válido pensar um pouco sobre a oscilação no preço da gasolina. No começo deste ano (2022), em alguns lugares do país, a alta da gasolina chegou a atingir um valor de R$8,99 por litro. Esse valor assustou grande parte dos brasileiros, que por isso, decidiram migrar a forma de abastecimento para o etanol. No entanto, segundo informações divulgadas pelo Governo Federal, a tendência é de que a gasolina atinja um valor bem mais baixo. Atualmente, o preço por litro está variando na média dos R$5,00.

Assim sendo, a Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), realizou uma pesquisa de preços na última semana. Essa pesquisa é o fator fundamental para que seja possível realizar o cálculo de qual combustível vale mais a pena. Dessa forma, a ANP ainda informou que para que o etanol seja a melhor opção, seu valor deve ser menor que 70% do valor da gasolina.

Bem, para realizar o cálculo, é preciso dividir o consumo do combustível etanol pelo desempenho da gasolina. Se 0 resultado final ultrapassar 0,70%, significa que o mais viável é optar pelo derivado de petróleo. Essa conta pode ajudar muito o consumidor na hora de abastecer seu veículo. Portanto, vale a pena reservar uns minutinhos do seu dia para ponderar os valores.

Veja também: Projeto pode garantir DESCONTO de até 80% na hora de tirar a CNH; entenda!

Cuidados necessários para a troca de combustível

Primeiramente, é de extrema importância saber quais as precauções necessárias antes de mudar o tipo de combustível do seu veículo. Ainda que o seu automóvel seja um veículo flex, deve-se tomar alguns cuidados. Antecipadamente, o mais importante a ser feito, é esperar que o tanque seja esvaziado.

Não é correto misturar dois tipos de combustível. Fazer essa mistura, pode trazer graves consequências para o seu carro. Isso pode fazer com que ele precise de reparos que vão te custar uma nota.

Conseguinte, uma vez que o tanque estiver vazio, você já pode abastecê-lo com o combustível de sua preferência. Outra medida de segurança, é não variar muito entre a troca da forma de abastecimento. Assim, seu carro poderá oferecer um bom desempenho, livre de possíveis dados.

Assim sendo, fica a critério do consumidor decidir qual é a melhor opção para o seu momento atual.

Veja também: GiroCAIXA Instantâneo: nova linha de crédito disponível para MEIs, pequenas e médias empresas